Publicado 4 de março de 2024 12:22. última modificação 5 de março de 2024 18:05.

OUVIR
Notícias

Márcio França e Tabata Amaral motivam pré-candidatos do PSB com aula de política

Novas tecnologias foram citadas como elemento diferencial nas eleições por França. Tabata mostrou em vídeo boas práticas do partido

Os mais de 40 anos de vida pública do presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Márcio França, e a forte atuação da jovem deputada federal Tabata Amaral, transformaram o encerramento do Curso de Formação Política do Partido Socialista Brasileiro (PSB), neste sábado (2/3), na Câmara Municipal de Osasco, em uma aula inspiradora e motivadora para pré-candidatos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Vereador e prefeito duas vezes por São Vicente; deputado federal duas vezes; vice-governador e governador de São Paulo; ministro de Portos e Aeroportos, e hoje à frente do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, França afirmou que essa será a 18ª eleição em que concorreu ou ajudou/coordenou campanhas. “Assim como o médico experiente faz o diagnóstico a partir do olhar, o político faz pela intuição. Estamos em fase de transição, com novos fatores surgindo pelas redes sociais.”

França destacou que hoje existe uma nova forma de fazer política, que não está necessariamente relacionada ao partido político ao qual uma pessoa pertence, mas depende da utilização nas novas tecnologias e do quanto uma candidatura representa essa nova forma de fazer política. Ele disse que a política padrão, de contar com vizinhos, colegas de profissão, familiares e amigos, não funciona mais sozinha. “Não podemos desprezar nenhuma ajuda, mas acredito que na eleição proporcional (para vereador) vamos ter vários casos ‘fora da caixinha.'”

Afirmou que neste tipo de eleição, sem segundo turno, alguém que se destaca muito, puxa votos. “É a única campanha que você torce para o seu concorrente ir muito bem.”

Ele contou que em agenda de Manaus na sexta-feira (1⁰/3), comentou, com ex-prefeito da cidade pelo partido, Serafim Corrêa, o caso de um deputado federal com autismo, a quem foram dados três segundos no horário eleitoral. Tendo “Beba água” como mensagem, elegeu-se a deputado federal com 300 mil votos e é o primeiro colocado nas pesquisas à Prefeitura local.

Também lembrou de um filme em que Brad Pitt dirigia um time de beisebol que sempre perdia, até que um jovem economista implementa nova metodologia e, após um ano, o time bate recorde, embora perca a última partida do campeonato. “Pequenas mudanças que causem algo diferente podem modificar um resultado, como a chegada de Alckmin na chapa de Lula na disputa presidencial. Mas a experiência também conta.”

O ministro realçou o grande potencial de Tabata Amaral nas eleições à Prefeitura de São Paulo, como mulher jovem de periferia, de convivência real das dificuldades e que soube superá-las com determinação.

Para Márcio França, a eleição para vereador é a mais difícil. “Me elegi com 470 votos na primeira vez como vereador. Recebi 10,5 milhões de votos na eleição para senador e perdi. É o tipo de eleição, e não o número de votos, que define.”

Com quem você anda?

O presidente da FJM ensinou que, mesmo que digam votar na pessoa, quando alguém se candidata, a primeira pergunta é por qual partido. “Não pela sigla em si, perguntam porque querem saber com quem você anda, o que pensa.”

Sobre preocupação da quantidade de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, na Avenida Paulista, no último domingo, França disse: “Os que não foram são contra ele.”

Quanto ao PSB, lembrou que é o mais antigo do Brasil, com 80 anos. “Quando me questionaram se o partido não foi enterrado junto com Eduardo Campos (morto em trágico acidente aéreo), França declarou que depende da interpretação. “Para mim, foi plantado. Só ver João Campos na Prefeitura de Recife, um fenômeno. Quando se tem convicção, o partido não desaparece.”

Márcio França ainda transmitiu importantes recados aos participantes:

Confie em você – pessoas votam em quem vai ganhar. Não olhe para a quantidade de faixas dos outros. Acredite que vai ganhar.

Peça votos- pedir votos para todos é um ato de humildade, recordando passagem bíblica em que Jesus lava os pés das pessoas. “Oito por cento vão às urnas sem saber em quem votar.”

Servir os outros – a vida pública requer, além de humildade, coragem, embora seja associada à esperteza, apesar de todos os mecanismos de controle e fiscalização. “Você renúncia à paz e se preocupa com os outros.”

França ainda falou sobre sua atuação no Ministério do Empreendedorismo, com avanços, propostas e desafios para alavancar os pequenos negócios.

TABATA DESTACA BOAS PRÁTICAS

A deputada Tabata Amaral, que machucou o pé na semana passada, não pode estar presente e, por meio de vídeo, citou práticas positivas do PSB.

Ela enalteceu o time de ‘fazedores’ do PSB. Em cinco anos de mandato, elencou projetos que desenvolveu, como o novo Fundeb, com mais recursos para a infância; distribuição de absorventes higiênicos na rede pública, e a poupança para alunos do Ensino Médio.

Na educação, lembrou da excelência do Espírito Santo, com o governador Renato Casagrande (melhor IDEB do país); das escolas integrais de Eduardo Campos, quando governador de Pernambuco, e da educação inclusiva, no Recife, com João Campos.

Em Segurança Pública, frisou o ‘Pacto pela Vida’, também uma ação de Eduardo Campos, e o alistamento civil voluntário, em São Vicente e São Paulo, implementado por Márcio França.

PRESENÇAS O coordenador da FJM-SP e diretor da FJM Nacional, Mário Luiz Guide, mediou o evento, prestigiado pelo presidente da Câmara de Osasco, Carmônio Bastos; por vereadores, entre eles, Julião (PSB); pelo deputado estadual Gerson Pessoa; pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode); secretários municipais; presidente do diretório municipal do PSB, professora Tereza; secretário de Organização do PSB, Pedro Coelho, além de pré-candidatos à vereança e prefeituras e seus colaboradores, militantes, lideranças, dirigentes partidários e simpatizantes.

O Curso de Formação Política, promovido pela FJM E PSB, iniciou no sábado passado (24/2), com palestras de Mário Guide e Paulo Bracarense.

Compartilhe
compartilhamentos: