Publicado 26 de fevereiro de 2024 11:43. última modificação 26 de fevereiro de 2024 11:45.

OUVIR
Notícias

Formação Política da FM inicia com contexto socialista internacional e DNA da democracia no partido

Curso realizado na Câmara de Osasco, neste sábado, teve palestras de Mário Guide e Paulo Bracarense

As experiências socialistas no mundo e a democracia e a liberdade na gênese do Partido Socialista Brasileiro (PSB) foram as temáticas do primeiro dia do Curso de Formação Política, realizado pela Fundação João Mangabeira (FJM), junto às coordenadorias paulistas da própria FJM e do PSB, neste sábado (24), na Câmara Municipal de Osasco. O objetivo é capacitar especialmente pré-candidatos à vereança e prefeituras e seus colaboradores, além de militantes e simpatizantes sobre visão político-social do PSB e correntes de pensamento socialista no mundo.

O coordenador da FJM-SP e diretor da FJM Nacional, Mário Luiz Guide, discorreu sobre o contexto histórico internacional do socialismo, explicando que a Revolução Francesa (1789) foi inspiração para revoluções populares.

Guide comentou o modelo socialista nórdico (Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia), com elevados IDHs (Índices de Desenvolvimento Humano) e alta sindicalização. Ele informou que, na Islândia e na Dinamarca, respectivamente, 88% e 70% dos trabalhadores são sindicalizados. Já na Alemanha, esse número cai expressivamente para 18%, no Brasil são menos de 17%, e nos Estados Unidos, 11%.

Guide destacou que nos países escandinavos, os gastos públicos e a carga tributária também são altos, mas a população recebe muitos serviços de qualidade, com garantia da livre iniciativa privada. “Exemplo é a educação, oferecida com excelência da creche à universidade.”

Quanto ao índice nórdico de igualdade entre homens e mulheres, os parlamentos são compostos de 44% de mulheres. “Reduzindo desigualdades, temos sociedade mais equilibrada, inclusive com baixa criminalidade.”

Democracia nasce com o PSB

Representando o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que passa por tratamento de saúde, o secretário de Relações Internacionais do PSB, professor-doutor da Universidade Federal do Paraná, Paulo Bracarense falou sobre a legenda e a democracia.

“O PSB nasce com os genes da liberdade e democracia, em 1947, dois anos depois do término da 2ª Guerra Mundial, por um grupo de intelectuais liderado por João Mangabeira, que dá nome à nossa fundação”, afirmou, frisando a preocupação constante do partido em oferecer formação política aos militantes.

“Temos 32 partidos e a maioria só patrocina candidatos que representam interesses de grupos, como a bancada armamentista e a religiosa, esta última manipulando a fé das pessoas. “O PSB se diferencia, querendo participação não só na eleição, mas no dia a dia da sociedade, com participação dela, sem discriminações.”

Ele ressaltou a Autorreforma do PSB, inspirado no socialismo português e no espanhol, iniciada há quatro anos, um manifesto atualizado e refletido no Interior do partido. “Se queremos reforma política e uma série de mudanças externas, temos que começar por dentro”.

Bracarense disse que esse novo projeto pode servir de base para um plano nacional de desenvolvimento. Citou a relação das novas tecnologias com o emprego. “Hoje, o chão de fábrica não é mais o centro das transformações. Temos que lutar para que todos tenham uma educação voltada à tecnologia da informação para não aumentar ainda mais os abismos sociais.”

Bracarense declarou que o fato de a legislação eleitoral impedir coligações prejudicou os partidos menores. “Para aumentar a bancada no Congresso aprovamos, recentemente, fazer uma federação com o PDT nas eleições municipais, o que irá beneficiar ambos.”

Foi realçado, também, o papel dos segmentos do PSB: Mulheres, Negritude, Juventude, LGBTQIA+, Inclusão, Movimento Popular e Sindical. “As pessoas devem trazer para o partido os anseios dos segmentos”, lembrando do protagonismo da deputada federal Tabata Amaral no combate à pobreza menstrual.

O curso foi prestigiado pelo ex-prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PDT), por vereadores do município, entre eles, Julião (PSB), por Paulo Brusque, da Executiva Estadual do Espírito Santo, entre outros.

Próximo sábado

O curso continua no próximo sábado, 2 de março, com palestras da deputada federal Tabata Amaral, às 9h, sob o tema ‘O PSB e as políticas sociais’, e às 10h30, com o presidente da FJM e ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, falando sobre ‘O PSB e as eleições de 2024’.

O credenciamento será às 8h30, na Câmara Municipal de Osasco (Avenida dos Autonomistas, 2607, Centro), com transmissão pelas redes sociais da FJM, do PSB Nacional e da TV Câmara Osasco.

Você pode acessar o primeiro dia do curso na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=9CsY0QYIEmE

Compartilhe
compartilhamentos: