Publicado 4 de janeiro de 2024 22:07. última modificação 4 de janeiro de 2024 22:12.

OUVIR
Notícias

Datena se filia ao PSB e confirma busca pelo Executivo paulista ao lado de Tabata Amaral em 2024

Ficha do comunicador foi assinada em cerimônia na capital federal, junto a autoridades nacionais e estaduais da legenda

Com a missão de conquistar a capital paulista nas eleições municipais de 2024, o icônico apresentador José Luiz Datena se filiou oficialmente ao PSB Nacional na tarde desta terça-feira (19), na sede nacional da sigla. O jornalista irá compor chapa como vice da atual deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) na disputa pelo Executivo no ano que vem.

Ao lado do vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin, do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Márcio França, Datena conheceu as instalações do PSB e, na cerimônia para a assinatura de sua ficha de filiação, discursou sobre o compromisso pessoal de lutar pela segurança pública e a redução das desigualdades, marcas do jornalista ao longo de quase 30 anos na televisão e rádio.

“A minha vontade de estar aqui foi tão grande que eu superaria quaisquer obstáculos para estar com gente tão importante e que me fazem sentir ‘tão pequeno’ diante da história de vocês. Quando eu ouvi falar de Miguel Arraes e Eduardo Campos, o meu corpo inteiro ficou arrepiado. Quando eu ouço falar das figuras deste partido, eu de fato me sinto um grão de areia numa praia imensa de um lago azul”, contou Datena emocionado.

Deputada federal progressista mais votada do Brasil e pré-candidata à Prefeitura de São Paulo no próximo pleito, Tabata Amaral afirmou que “não poderia escolher uma maneira melhor de encerrar esse ano de tanta luta e tanta conquista com o desejo de que 2024 nos traga: trabalho, luta, mas, sobretudo, representatividade real das pessoas. A mudança é legal, ela já começou e eu não poderia escolher um time melhor para essa trajetória. Temos muito trabalho a fazer.”

Um dos grandes responsáveis pelas negociações da vinda do apresentador ao PSB e criação da chapa, Márcio França, apontou a confiança partidária e consistência de ideais históricos do partido ao novo membro. “Para nós é uma grande honra. Ele está se filiando num partido que tem quase 80 anos, é o partido mais antigo do Brasil, em existência. Cada um de nós aqui é herdeiro de uma série de pessoas ou de ideias que a gente não deixa morrer. A gente tem senso de responsabilidade, estamos longe do extremismo e sabemos nossas posições em cada momento”

Aos 63 anos, Datena é conhecido nacionalmente por comandar programas policiais e também de entretenimento, além de realizar coberturas esportivas em diversas emissoras televisivas e radiofônicas.

Outro grande apoiador da chapa e histórico político paulista, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), acredita que a compreensão de Datena às problemáticas diárias da população pode ser um ponto diferencial para a disputa de 2024. “A política é uma arte coletiva e é centrípeta, ela atrai. Então a gente fica muito feliz de tê-lo conosco como companheiro nessa jornada. Ele tem espírito público, essa vocação de servir, de enxergar o outro, ouvir, interpretar os anseios e a coragem de denunciar e de enfrentar”.

Concluindo a assinatura da ficha, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, abriu as portas da legenda ao mais novo filiado. “Uma hora nós estamos apenas na cidadania política comum, outro momento, estamos na cidadania política partidária. Isso é uma decisão de cada cidadão. Então, receba as nossas boas-vindas, a nossa alegria e o nosso desejo de muito sucesso no Partido Socialista Brasileiro.”

Compartilhe
compartilhamentos: