A Comunicação Digital e suas implicações políticas e públicas foram tema do eixo ‘Tecnologias Digitais e Políticas de Comunicação’ Durante o XVI Congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado entre os dias 30/5 e 1/6, em Brasília. Dentre os participantes da Mesa, coordenada pelo jornalista James Lewis, membro do diretório nacional e coordenador do painel, estavam a deputada federal Lídice da Mata (BA), o jornalista, estrategista e redator de campanhas políticas Pedro Simões, além do publicitário Rafael Marroquim, chefe de gabinete da comunicação da Prefeitura do Recife e Thaynara Melo, assessora legislativa no Senado.
Com o objetivo de estabelecer canais de comunicação sintonizados com as mídias digitais, o grupo propôs a criação do Conselho Nacional de Comunicação Digital do PSB para construir um ecossistema digital integrado com a participação da direção nacional, estaduais e municipais, parlamentares, prestadores de serviço, estrategistas, segmentos partidários e influenciadores digitais; e a instrumentalização da comunicação nas gestões estaduais e municipais do PSB no Executivo como política pública, e não mais como órgão de transmissão de informação e divulgação institucional.
A gestão do Presidente Nacional do PSB, prefeito do Recife João Campos (PSB-PE), destaca-se nacionalmente por usar de forma eficiente as tecnologias de informação e comunicação para desenvolver políticas públicas para a população, que se materializam em programas como Conecta Recife (portal e aplicativo de serviços públicos online).







