
A Fundação João Mangabeira (FJM) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) participaram do 2º Congresso da Organização Mundial de Escritores (World Organization of Writers – WOW), realizado em Moscou, Rússia, no âmbito da Assembleia Social Mundial. Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Literário Mundial WOW-2025, ocorrido no dia 21 de setembro, o escritor brasileiro Luiz Carlos Prestes Filho foi um dos cinco laureados, ao lado de autores da China, Indonésia, Síria e Rússia. Prestes Filho foi reconhecido pela obra “Trilogia Heróica”, publicada com apoio da Fundação João Mangabeira(FJM) e recentemente traduzida para o russo. O prêmio é atribuído a autores reconhecidos por dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento da literatura mundial
A publicação da “Trilogia Heróica” contou com a Apresentação de Carlos Siqueira, então presidente do Conselho Curador da FJM e atual presidente da FJM, e com a orelha escrita por Paulo Bracarense, secretário de Relações Internacionais do PSB e editor da obra. Bracarense representou o PSB e a FJM na solenidade e recebeu diploma alusivo ao prêmio.

Para a FJM, a conquista de Prestes Filho representa o reconhecimento de um escritor brasileiro e a reafirmação do compromisso da Fundação com a valorização da cultura, da memória histórica e da produção intelectual nacional no cenário internacional.
A obra reúne três peças operísticas inspiradas em personagens e momentos decisivos da história do Brasil: Aimbere e a Revolta dos Tamoios; Tiradentes e a Inconfidência Mineira; e Prestes e a Coluna Prestes.
O prêmio foi entregue a Luiz Carlos Prestes Filho pela presidente da WOW, Margarita Al, em uma cerimônia que celebrou a diversidade cultural e a valorização da literatura como patrimônio da humanidade.
Inteligência Artificial em debate

O encontro contou com representantes de mais de 100 países, que discutiram o papel das comunidades literárias, da arte de tradução, feiras de livros e apoio a jovens talentos. Uma das questões mais urgentes no meio literário é o uso da inteligência artificial. “Podemos usar a IA como ferramenta, mas não podemos confiar nela. Se confiarmos na IA, isso significa que estamos renunciando às nossas intenções e à nossa emotividade”, disse Aminur Rahman, poeta de Bangladesh.
Os vencedores do prémio WOW-2025 foram:
▪️Luiz Carlos Prestes Filho, Brasil
▪️Si Ke, China
▪️Kurnia Suprihatin, Indonésia
▪️Ibrahim Istambuli, Síria
▪️Valery Baidin, Rússia







