Publicado 31 de agosto de 2023 11:18. última modificação 20 de setembro de 2023 20:12.

OUVIR
Notícias

Brasília abre comemorações da 2ª edição do centenário de Ariano Suassuna

Personalidades se reúnem para celebrar histórico dramaturgo; evento ocorre até 1º de setembro

“Arte pra mim é missão, vocação e festa”, já disse o eterno dramaturgo e presidente de honra do PSB, Ariano Suassuna (1927-2014). A Terra do Cerrado e Capital da Esperança, Brasília (DF), foi palco da abertura da 2ª edição do evento ‘Dos 95 aos 100 anos, cinco faces de um brasileiro legítimo’, que homenageia a vida, a história e o legado de um dos maiores mestres da literatura nacional.

A militância pessebista, parlamentares federais e estaduais, além de históricos socialistas se renderam na noite de terça-feira (29), na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), para reverenciar o Mestre Suassuna diante dos discursos, poemas e vídeos emocionantes sobre o paraibano de nascimento e pernambucano de coração, mas acima de tudo, um brasileiro nato, apaixonado por suas origens e raízes culturais.

Neste ano, a ideia do projeto consiste na apresentação das obras de sucesso de Suassuna ao público infantojuvenil de escolas públicas de Brasília. Durante três dias seguidos, de 30 de agosto a 1º de setembro, a sede do PSB Nacional abriga as crianças com uma tarde do cinema com o filme ‘ O Auto da Compadecida’, além de brincadeiras de conhecimento junto ao historiador e advogado João Suassuna (neto de Ariano) e as famosas interpretações do ator e intérprete Aramis Trindade.

“Ariano fará cem anos daqui a quatro anos e nós da fundação pensamos: ‘Por que não anteciparmos a comemoração de seu centenário e lembrarmos mais vezes dele?’ Ariano é a representação do nosso país e é uma pessoa que merece ser lembrada muitas vezes”, discursou o ministro e presidente da FJM, Márcio França (PSB-SP), que idealizou o projeto no ano passado.

Há pouco mais de um ano e meio no partido, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB-SP), mostrou-se fascinado com o evento e afirmou que “o PSB é um partido que tem história, tem cultura, ligado às nossas raízes, a Suassuna. Sua mais famosa obra, ‘O Auto da Compadecida’, retrata bem o sentimento do nosso partido de justiça e liberdade, que devem sempre nos inspirar”.

Fechando a noite de comemorações, o poeta pernambucano e atual diretor de Cultura Popular do Ministério da Cultura, Antonio Marinho, recitou um poema em tributo ao dramaturgo:

“Onde o sol é mais presente e o céu plenamente descoberto é mais azul e mais incandescente como quisesse estar de nós mais perto. Sempre meu povo, a sede do deserto quando a água que mina é tão somente o branco filho do destino incerto, ressecado ao vigor do sol nascente, mas também é o chão da abundância quando o brando dos céus afoga a ânsia e outras vezes é tão fértil o coração. Eu sou da terra onde viver é arte e a vida insiste em ser por toda parte. Sou mais um fruto vindo do senhor”.

*Presenças:*

Também participaram da abertura do evento: Alexandre Navarro (PSB-DF), vice-presidente da FJM; Tabata Amaral (PSB-SP), deputada federal; Marcelo Lima (PSB-SP), deputado federal; Pedro Campos (PSB-PE), deputado federal; Andrea Werner (PSB-SP), deputada estadual; Márcia Rollemberg (PSB-DF), secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura; Augusto de Arruda Botelho (PSB-SP), secretário Nacional de Justiça do Ministério de Justiça e Segurança Pública; Carlos Amastha (PSB-TO), ex-prefeito de Palmas; Luciana Trindade (PSB-SP), secretária Nacional do PSB Inclusão; Amanda Sobreira (PSB-TO), presidente do PSB Palmas; Renato de Andrade (PSB-SP), chefe de gabinete da FJM; Denis Bezerra (PSB-CE), ex-deputado federal, e Valneide Nascimento, secretária Nacional da Negritude Socialista.

Compartilhe
compartilhamentos: