Publicado 24 de julho de 2021 22:51. última modificação 24 de julho de 2021 23:51.

OUVIR
Notícias

5º Encontro do Clube do Livro debate a obra de José Óscar Monteiro

Com mediação de Tony Sechi, presidente nacional da Juventude Socialista Brasileira (JSB) e da jornalista Jaqueline Nunes, o 5º Encontro do Clube do Livro debateu, neste sábado, 24 de julho, a obra de José Óscar Monteiro, ‘De Todos se Faz um País’, que traz as histórias de vida do autor, suas experiências e importante atuação na independência de Moçambique, Angola, Zimbábue e outros países da África.

Jaqueline leu trechos da obra e identificou paralelos com a sociedade daquela época (anos 60) e a realidade atual brasileira. Os pontos que mais chamaram a atenção da mediadora foram as referências culturais e políticas com o Brasil e sua amizade com Augusto Arraes, filho de Miguel Arraes.

Óscar conta que se tornou como irmão mais velho de Augusto e relata sua visão da ditadura no Brasil, de como Miguel Arraes foi parar na Argélia e do laço construído com a família. “Quando fui para a Argélia, tinha dez filhos e, ao voltar, tenho onze, esse aqui, o Óscar. Os meus filhos fiquem a saber que devem tratá-lo como irmão, como irmão mais velho”, teria dito Miguel Arraes, no seu aniversário de 80 anos, em Pernambuco. A admiração pelo pai postiço também é contada na obra, sua sabedoria lhe deu forças para ajudar os países africanos na sua independência e liberdade.

O presidente Tony Sechi agradeceu os participantes e destacou que o próximo encontro será em 10 de agosto, com o presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, Eduardo Moreira e Márcia Rollemberg.

Compartilhe
compartilhamentos: