Publicado 16 de abril de 2020 18:12. última modificação 16 de abril de 2020 18:12.

OUVIR
Notícias

Pense Brasil: Ladislau Dowbor, Esther Dweck e Ricardo Coutinho debaterão pandemia do coronavírus e recessão econômica

A Fundação João Mangabeira, ligada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), realiza nesta segunda-feira, 20 de abril, das 19h30 às 21h30, o Pense Brasil Virtual, com o tema Recessão Econômica e pandemia: o que nos espera?  Os conferencistas convidados são os economistas Ladislau Dowbor e Esther Dweck. O presidente da Fundação João Mangabeira, ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, será o mediador dos debates.

Horizonte econômico da crise da Covid-19

O relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta semana mostra um horizonte tenebroso de recessão econômica global em 2020 como consequência da propagação da Covid-19. Países desenvolvidos terão forte queda de seus Produtos Internos Brutos (PIBs), de 6, 7 e até 9% (Itália). A economia americana cairá 5,9%. O Brasil terá a segunda maior queda da América Latina e Caribe – exceto a Venezuela, que não está no relatório –, 5,3%, depois do México (6,6%). O PIB global encolherá 3%. Trata-se de um cenário talvez pior do que o da Grande Recessão dos anos 1930, segundo o FMI.

Os conferencistas

Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi consultor de diversas agências da ONU, governos e municípios e de várias organizações do sistema “S”. É autor e coautor de cerca de 40 livros, sendo que o mais recente deles é A Era do Capital Improdutivo (Autonomia Literária, 2017). É formado em economia política pela Universidade de Lausanne (Suíça); doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia (Polônia). Atualmente, é professor titular no departamento de pós-graduação da PUC-SP e dá consultorias para diversas agências da ONU, governos e municípios e organizações do sistema “S”.

Nos anos 1970, Dowbor foi professor de finanças públicas na Universidade de Coimbra (Portugal). Entre 1977 e 1981 foi coordenador técnico do Ministério de Planejamento da Guiné-Bissau. Também atuou como consultor do Secretário Geral da ONU na área de Assuntos Políticos Especiais (1980-81). Entre 1989 e 1992 foi Secretário de Negócios Extraordinários da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina, respondendo em particular pelas áreas de meio ambiente e de relações internacionais.

Esther Dweck é professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduada em Ciências Econômicas (1998) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia (2006) pela mesma universidade. Teve um “período-sanduíche” no LEM da Scuola Sant’Anna, em Pisa (Itália). Trabalha na área de economia, com ênfase no setor público, crescimento e desenvolvimento econômico. Ester atua principalmente em temas como regime fiscal e participação do Estado; crescimento liderado pela demanda; integração micro-macro; restrição de balanço de pagamentos; análises de insumo-produto e modelos de simulação. Entre 2011 e 2016 integrou o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no cargo de Chefe da Assessoria Econômica e como Secretária de Orçamento Federal.

O moderador

Ricardo Coutinho é farmacêutico de profissão, ingressou na política no movimento estudantil do curso de Farmácia da UFPB, depois foi para o movimento sindical e entrou para a política eleitoral. Foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Foi eleito governador da Paraíba em 2010 e reeleito em 2014. Hoje é presidente da Fundação João Mangabeira, o braço de formação do Partido Socialista Brasileiro.

Acompanhe na segunda feira, 20/4, às 19h30:

Instagram: @fjmangabeira

Facebook: facebook.com/fjoaomangabeira

Youtube: Fundação João Mangabeira

Portal: www.fjmangabeira.org.br

Compartilhe
compartilhamentos: