Publicado 23 de abril de 2020 16:42. última modificação 23 de abril de 2020 16:57.

OUVIR
Notícias

Pense Brasil: Aldaíza Sposati, Jailson de Souza e Silva e Ricardo Coutinho debaterão o que a pandemia revela sobre as estruturas sociais brasileiras

A Fundação João Mangabeira, ligada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), realiza nesta segunda-feira, 27 de abril, das 19h30 às 21h30, o Pense Brasil Virtual, com o tema Desigualdades e pandemia: o que a doença revela sobre as estruturas sociais brasileiras. Os conferencistas convidados são Aldaíza Sposati, doutora em Serviço Social e professora da PUC-SP, e o geógrafo e sociólogo Jailson de Souza e Silva, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). O presidente da Fundação João Mangabeira, o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho, será o mediador dos debates.

Impacto maior nos mais vulneráveis

As recomendações mais recorrentes dos especialistas de saúde são para que as pessoas usem álcool gel, água e sabão para lavar as mãos e máscara para se proteger do novo coronavírus. No entanto, grande parte da população brasileira não tem condições de adotar essas medidas simples, pois vive em condições precárias. As favelas e cortiços, mesmo urbanizadas, não apresentam as menores condições sanitárias e os imóveis são improvisados, com várias pessoas dividindo um espaço exíguo. Assim, o impacto da pandemia atinge mais duramente os setores mais pobres da população.

Os conferencistas

Aldaíza Sposati é doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP, 1986) e autora de vários livros sobre vida urbana, pobreza e assistência social. Atualmente, é professora titular da PUC-SP. Também coordena o Nepsas – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Seguridade e Assistência Social e do Cedest – Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais. Tem experiência em gestão pública e gestão social, com ênfase em política da assistência social.

Aldaíza atua principalmente com assistência social, proteção social, seguridade social, política social, políticas públicas, gestão pública e estudos socioterritoriais de necessidades e serviços. Foi secretária das Administrações Regionais (1989/1990, gestão Luiza Erundina) e da Assistência Social da cidade de São Paulo (2002/2004, gestão Marta Suplicy). Também foi vice-Reitora Comunitária da PUC-SP (1988). Também foi vereadora à Câmara Municipal de São Paulo por três mandatos consecutivos (1993-2004).

Jailson de Souza e Silva é graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1984), com mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1994), doutorado em Sociologia da Educação pela mesma universidade (1999) e pós-doutorado pelo John Jay College of Criminal Justice – City University of New York. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi um dos fundadores e diretores do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, instituição criada e dirigida por moradores e ex-moradores do maior conjunto de comunidades populares da cidade. Criou e coordena o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, programa de pesquisa e atuação nas comunidades. Foi secretário de Educação de Nova Iguaçu e Subsecretário Executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Tem experiência uma série de pesquisas e trabalhos publicados na Estudos e Políticas Urbanas, atuando principalmente com temas como políticas sociais, favelas, periferias, violência, educação e tráfico de drogas

O moderador

Ricardo Coutinho é farmacêutico de profissão, ingressou na política no movimento estudantil do curso de Farmácia da UFPB, depois foi para o movimento sindical e entrou para a política eleitoral. Foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008. Foi eleito governador da Paraíba em 2010 e reeleito em 2014. Hoje é presidente da Fundação João Mangabeira, o braço de formação do Partido Socialista Brasileiro.

Acompanhe na segunda feira, 27/4, às 19h30:

Instagram: @fjmangabeira

Facebook: facebook.com/fjoaomangabeira

Youtube: Fundação João Mangabeira

Portal: www.fjmangabeira.org.br

Os internautas que queiram participar podem enviar suas perguntas para o direct no Instagram @fjmangabeira e pelo WhatsApp 16 988225217

Compartilhe
compartilhamentos: