Publicado 28 de julho de 2023 12:57. última modificação 1 de agosto de 2023 13:00.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira e PSB lançam curso de formação para militantes com aula inaugural de Flávio Dino

A Fundação João Mangabeira (FJM), em parceria com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), lançou, na última quinta-feira (27), o curso de formação para militantes: “Manifesto e Programa do PSB: da Autorreforma ao Socialismo Criativo”. O evento de lançamento, com aula inaugural do curso, ministrada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, foi marcado pela presença de várias e importantes personalidades do Partido Socialista, entre elas, o presidente do PSB, Carlos Siqueira; o vice-presidente da FJM, Alexandre Navarro; a deputada federal Lídice da Mata. E ainda: o secretário nacional de Formação Política, Domingos Leonelli; o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli; o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar; o secretário de assuntos legislativos do Ministério da Justiça, Elias Vaz, e outros líderes do PSB.

Siqueira abriu o evento discursando sobre a história do socialismo no Brasil e no mundo e ressaltou a importância da militância em saber compreender e separar o socialismo de outrora com o socialismo proposto pelo PSB no Brasil. “É muito bom que todos os militantes tenham muito claro o que significa o que foi o socialismo do passado e o que é o socialismo que o PSB defende hoje, que é aquele que definiu a conquista democrática e a liberdade no sentido mais amplo, este é o nosso diferencial”, enfatizou.

Alexandre Navarro agradeceu a contribuição de todos que ajudaram a construir o conteúdo programático do curso e ressaltou a importância da autorreforma para o PSB do futuro, principalmente com as demandas climáticas presentes no mundo inteiro. “Se você pegar o livro da autorreforma e comparar com as propostas de governo Lula/Alckmin vai ver que tem muitas semelhanças no conteúdo que está inserido na autorreforma e se trata de mudanças imediatas”, ressaltou o vice-presidente da FJM.

Lídice da Mata falou da importância do curso para a militância e para a vida e sobrevivência do partido, principalmente nas próximas eleições. “Não somos um clube de amigos, somos um partido político e o maior benefício que podemos dar para os militantes são armas para o seu desenvolvimento, para assim ter um conjunto de pessoas preparadas para trazer votos para o PSB”.

O momento mais aguardado foi a aula inaugural do Ministro da Justiça, Flávio Dino: “Brasil, Potência Criativa e Sustentável. Com uma oratória impecável, o ex-juiz e ex-governador do Maranhão falou sobre a sua vinda para o PSB, da admiração pelo saudoso Eduardo Campos, de quem disse sentir muita falta, e a importância do socialismo criativo na sociedade atual e como as interações por meio das tecnologias, principalmente a Inteligência Artificial, serão primordiais para definir as novas potências mundiais. “A próxima revolução é a tecnológica, que já começou. Quem dominar a Inteligência Artificial vai comandar o mundo e a China está prestes a assumir essa posição e o Brasil, infelizmente, está ficando para trás”, afirmou Dino. Sobre a situação climática e sustentável, o ministro defendeu que, se o mundo deseja que cuidemos da floresta amazônica que paguem por isso, visto que esses países são os mais poluidores. Ele encerrou sua fala falando da alegria e importância da aula inaugural, da emoção de estar ali a agradeceu a todos os presentes.

O curso recebeu inscrições de milhares de militantes de todo o país, dos quais 100 foram selecionados para participar, com aulas duas vezes por semana e atividades em todas as etapas. Os três militantes que mais se destacarem nessas atividades ganharão uma viagem para Portugal.

Compartilhe
compartilhamentos: