Publicado 12 de outubro de 2020 22:31. última modificação 12 de outubro de 2020 22:31.

OUVIR
Notícias

Fábio Maia participa de debate do Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social

Como parte de uma programaç̧ão de conferências sobre a função social do Estado, o Fórum Nacional pela Redução da Desigualdade Social realizou no último dia 8 de outubro um webinar com o tema “A dicotomia público versus privado nas políticas públicas da área social”.

O diretor de organização da Fundação João Mangabeira, Fabio Maia, participou do debate, que é parte da Campanha Pela Redução da Desigualdade Social no Brasil. Também participaram o Economista e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Ladislau Dowbor; a Membro da coordenação do GTPA – Fórum de Educação de Jovens e Adultos/DF e representante titular no Fórum Distrital de Educação, Maria Luiza Pereira; e o Presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, do PSOL, Francisvaldo Mendes.

“A dicotomia entre o público e o privado é algo muito forte, principalmente quando temos a visão de entender que o neoliberalismo é uma doutrina esgotada e que talvez nunca tenha dado algo de bom para a sociedade. Acredito que a pandemia foi um agente catalisador para percebermos que sem uma política pública eficaz, não conseguiremos superar as grandes dificuldades da humanidade”, explicou o diretor da Fundação João Mangabeira, Fábio Maia.

Francisvaldo Mendes por sua vez, mencionou o atual desmonte do Estado e a tendência de defesa de sua versão mínima. “Sou defensor do Estado na vida da população, e do Estado máximo. E precisamos resgatar a credibilidade da política, não fazê-la presente apenas nos períodos eleitorais. Os partidos precisam falar não apenas para dentro e sim ter a participação de todos os setores da população”, expôs o presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

Maria Luiza Pereira, da coordenação do GTPA – Fórum de Educação de Jovens e Adultos/DF, ressaltou que toda provocação feita nos debates sempre tem resultados muito bons. “Isso vai muito além de escancarar as verdades e faz com que aterrissemos no real e concreto”, lembrou. “E nessa atual luta, esperamos que todas as estratégias ancestrais dos indígenas, negros e da população mais pobre desse país voltem, inspirando em nós a necessidade de virar essa página e trazer a possibilidade de um Brasil para todos os brasileiros“, completou a representante titular no Fórum Distrital de Educação.


Já o professor Ladislau Dowbor explicou convergência de crises que hoje enfrentamos no mundo, e apontou os métodos pelos quais o capitalismo tira proveito da força de trabalho. “A desigualdade explodiu no planeta em particular porque os mecanismos de exploração das pessoas mudaram profundamente. Antes a exploração se dava principalmente pelos salários baixos, e hoje temos falta de empregos, precarização e uma gigantesca subutilização da força do trabalho”, concluiu o economista e professor da PUCSP.A transmissão do debate foi realizada pelos canais da Fundação João Mangabeira e do Conselho Federal de Economia (Cofecon), no YouTube e no Facebook.

Compartilhe
compartilhamentos: