Publicado 12 de novembro de 2021 00:50. última modificação 12 de novembro de 2021 15:08.

OUVIR
Notícias

Disputa acirrada no quarto dia do Reality ‘O Político’ traz grande expectativa para a semifinal de sexta (12)

Marcelo Freixo, Márcio França e Isa Penna

Marcelo Freixo e Isa Penna escolhem melhores em debate sobre descriminalização do aborto

Quem serão os dois finalistas da primeira temporada do Reality ‘O Político’? De 12 candidatos, restaram quatro semifinalistas, selecionados por jurados com grande experiência política, desde segunda-feira (8), quando iniciaram as gravações do programa, em um teatro em São Paulo.
‘Descriminalização do Aborto, liberdade total ou apenas em casos excepcionais?’ foi o tema avaliado pelos jurados desta quinta-feira (11), quarto dia do reality: o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) e a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP), com mediação do presidente da Fundação João Mangabeira (FJM) e ex-governador de São Paulo, Márcio França, idealizador da iniciativa.

Amanda Sobreira gravou depoimento sobre o reality

A disputa começou de manhã, com seis concorrentes, divididos em dois grupos. O assunto foi ‘Educação perdida na pandemia’. Nesta prova coletiva foi França que decidiu qual o grupo vencedor.

Os três membros do grupo não escolhidos participaram da prova da tarde, desta vez com performance julgada individualmente e escolha, feita por eles, de um integrante do grupo vencedor, totalizando quatro concorrentes. Dois deles defenderam ser contra e dois a favor da descriminalização do aborto.

Após uma acirrada disputa entre os quatro, dois foram eliminados do jogo.

Os argumentos variaram entre o emocional, realista-vivencial, apresentação de dados e defesas inflamadas, sendo que, a cada dia, a competição fica mais dura.

FJM – Os diretores da Fundação João Mangabeira (FJM), Amanda Sobreira, de Estudos e Pesquisas, e Carlos Amastha, de Organização, prestigiaram o reality.

Amanda ressaltou a importância da democratização da política e, para isso, ela pensa que deve ser debatida de forma mais dinâmica, o que vai ao encontro da proposta do reality.

Já Amastha contou que, desde a primeira vez que França comentou sobre a intenção de fazer o programa, ficou empolgado. “Política não pode ser afastada da nossa realidade. É questão de massas, e não das elites, e o programa aproxima a política das massas.”

Carlos Amastha, Márcio França e Amanda Sobreira

Empresário da área educacional e ex-prefeito de Palmas (TO), Amastha afirmou que os participantes foram assertivos no debate sobre educação.

“Eles foram corretos em declarar o grande aumento da desigualdade na pandemia. Vamos pagar com a evasão escolar desta geração, um prejuízo irreversível. O governo foi totalmente incompetente, podia ter gasto todo esse dinheiro de forma mais inteligente, na educação.”

PARTICIPANTES –
Os 12 participantes do reality são:

Roberto Sant’Ana, 41, produtor de eventos, de São Vicente

Thays Bovo Chesini, 20, estagiária da Prefeitura de Mairinque, de Mairinque

Lara Barbosa, 23, estudante de Gestão Pública, de Campinas

Victor Alves, 23, professor, de Limeira

Heber Farias, 25, psicólogo, de Osasco

Danielle Rabelo, 40, servidora pública, de São Vicente.

Júnior Freitas, 39, motoboy, de São Paulo

Fabiano Borges, 41, investigador de Polícia, de Atibaia

Loraine Mariano, 36, auditora, de Osasco

Bruna Donini, 29, advogada, de Praia Grande

Eliane Monteiro, 36, administradora hospitalar, de Santo André

Ronald Scapin, 29, programador, de São Paulo

REGRAS – Foram escolhidos 12 participantes da população, dentre 160 pré-selecionados, a partir de 10 mil inscrições. Os participantes dos debates estão isolados em um hotel, de segunda a sexta-feira (8 a 12/11).

Eles atuam divididos em grupos e cada um defende um ponto de vista do tema proposto e os desempenhos individuais serão avaliados. Após as discussões, ao final de cada episódio, dois participantes – sendo um membro de cada grupo – serão eliminados pelos jurados convidados e pelo mediador.

Na última temporada sobrarão três finalistas, sendo dois escolhidos pelos jurados e pelo apresentador e o terceiro pelo público, durante a repescagem.

O vencedor da primeira temporada será escolhido após o debate final e terá o nome anunciado pelo mediador, sendo premiado com uma viagem de imersão a Brasília, com todas as despesas pagas, e um curso de Comunicação Digital, um troféu em reconhecimento ao seu bom desempenho e vocação para a política.

Confira a programação de sexta-feira (12/11):

Será debatido o tema ‘Vacinas podem ser obrigatórias? Liberdade individual x saúde coletiva’, com o ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-ministro Ciro Gomes como jurados.

Compartilhe
compartilhamentos: