Publicado 7 de novembro de 2022 14:00. última modificação 7 de novembro de 2022 14:00.

OUVIR
Notícias

Alckmin comemora 70 anos comandando a transição ao governo federal

Vice Presidente Geraldo Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB/SP), eleito ao lado de Lula na eleição presidencial de 30 de outubro, está em Brasília com a incumbência de coordenar a transição e conseguir os fundos necessários para que as promessas de campanha da chapa sejam cumpridas.

Conhecido pelo seu temperamento calmo e conciliador, Alckmin completa 70 anos de vida com uma trajetória invejável na política nacional e tido como peça fundamental para o governo Lula. Nascido em 7 de novembro de 1952, começou na vida pública aos 20 anos, como vereador em Pindamonhangaba, sua cidade natal. Conciliava a gestão com o curso de medicina que concluiu em 1976, ano em que se elegeu prefeito da cidade.

Foi eleito deputado estadual em 1982 e deputado federal em 1986, sendo reeleito ao cargo de 1991 a 1994. Em sua passagem pelo legislativo, foi relator da Lei de benefícios da Previdência Social e da Lei Orgânica de Saúde, assim como da legislação sobre doação e transplante de órgãos.

Ex-governador de São Paulo por quatro mandatos, ele tem em seu currículo programas que mudaram a vida dos paulistas com grande impacto social, como o Bom Prato, as Etecs e Fatecs, expansão das Faculdades Paulistas (USP, Unicamp, Unesp e Univesp), o Poupatempo, a construção de Hospitais e dos AMEs, obras de saneamento entre outras que trouxeram investimentos e geraram milhares de empregos para o Estado.

Alckmin chegou ao PSB em 2021, a convite do presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador, Márcio França, e se sentiu em casa. Foi por intermédio de França que surgiu a ideia de ele compor a chapa com Lula e a dobradinha deu certo. Foram mais de 60 milhões de votos e a vitória da união de divergentes contra a ameaça à democracia.

Casado com Lu Alckmin há 43 anos, com quem teve três filhos, Sophia, Geraldo e Thomaz (falecido em 2015), é avô de Isabella, dos gêmeos Enzo e Lucca, de Alexa, Júlia, Filipa e Matteo.

A Fundação João Mangabeira parabeniza o vice-presidente eleito em seu aniversário e deseja muita felicidade, saúde e sucesso nesse novo ciclo.

Compartilhe
compartilhamentos: