Publicado 17 de julho de 2021 18:58. última modificação 17 de julho de 2021 19:24.

OUVIR
Notícias

NSB ENCERRA WEBINÁRIO NACIONAL DE AUTORREFORMA – PSB40 COM PROPOSTAS PARA EMANCIPAÇÃO E EMPODERAMENTO DO POVO NEGRO

Desigualdade social, saúde da população negra, inclusão, educação, economia criativa, apresentação do mapa da violência e reafirmação do empenho no empoderamento da mulher negra, da população indígena e quilombola. Estes foram os temas discutidos, desde abril último, pela Negritude Socialista Brasileira (NSB), dentro do Webinário Nacional de Autorreforma do PSB-40, encerrado virtualmente neste sábado,17 de julho.

A secretária nacional da NSB, Valneide Nascimento dos Santos, destacou a continuidade dos trabalhos durante a pandemia, informando que disponibilizará todos os vídeos dos diálogos virtuais realizados no Webinário Nacional para a videoteca da autorreforma. Valneide agradeceu ao presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, ao presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, e a todos que participaram dos debates. O secretário executivo Nacional da NSB, Vladimir da Silva, agradeceu também 29 participantes que muito contribuíram com o Webinário em todos os encontros virtuais.

“O PSB é o primeiro partido que discute autorreforma. Essa discussão continua nos congressos municipais, estaduais e no 15º Congresso Nacional do PSB, em abril de 2022, um congresso constituinte, que a exemplo do documento formulado em 1947, no nascimento do partido, hoje irá nos orientar e iluminar pelas próximas décadas”, afirmou Carlos Siqueira.

O presidente explicou que a iniciativa visa à emancipação da sociedade brasileira, principalmente das camadas mais populares, em especial do povo negro, que possui profundas marcas de desigualdade. “O povo negro representa a alegria, o trabalho duro, a criatividade, a musicalidade, a beleza. Desde Zumbi dão sua contribuição ao Brasil, são protagonistas do desenvolvimento do país, mas não foram alcançados pelos resultados sociais e políticos.”

Carlos Siqueira enfatizou que o partido deve buscar as conquistas eleitorais, juntamente com os anseios dos movimentos populares, que dão contribuições igualmente importantes. Ele ainda frisou que, mais que mudar e democratizar o PSB, a intenção é contribuir para o sistema político brasileiro, gravemente deformado e doente, que precisa ser alterado para que se possa avançar.

Durante a live, Carlos Siqueira respondeu algumas questões dos participantes Amaro Jorge, de Alagoas, Estefânia Cabral, do Amapá e de Adilson Bezerra, do Amazonas a respeito do papel da negritude na autorreforma e o compromisso do PSB para o empoderamento e emancipação do povo negro, inclusive quanto às eleições.

“Quando o partido criou esse segmento, deu um recado importante de que precisa da presença do negro em todas as instâncias. O partido é uma preparação de lideranças negras para atuar nos movimentos populares e nas eleições parlamentares e do Executivo. Também é fundamental ouvir a população negra, independentemente de partido e religião, pois é uma população heterogênea. Temos que respeitar os valores de todas as religiões e de quem não tem religião também. Não é preciso romper com sua fé para aderir à nossa luta”, ressaltou Siqueira.

O presidente declarou que o ideal é que o PSB tenha candidato à presidência da República, mas por enquanto o quadro está indefinido. “Vamos decidir em 2022. Tivemos um candidato negro em 2018, Joaquim Barbosa, que infelizmente desistiu. Se não conseguirmos definir candidato próprio, vamos buscar partidos com maior proximidade com o PSB, não com governos como o de Temer e Bolsonaro.”

Durante a live, alguns representantes da NSB, como Paulo Leite e Edson Santos, fizeram considerações a respeito da importância do Webinário, com parceria de todos os segmentos do PSB em busca de uma união de pautas, bem como sobre a importância do Estatuto da Igualdade Racial, defesa das cotas, entre outros.

O presidente da Juventude Socialista Brasileira (JSB) Tony Sechi, fez questão de destacar o aumento de vereadores jovens e negros no país nas últimas eleições, que vêm cada vez mais buscando seu espaço.

Carlos Siqueira finalizou a live elogiando o trabalho e a dedicação de Valneide Nascimento e de toda a NSB e dos outros segmentos, cujas propostas discutidas no Webinário Nacional irão contribuir grandemente para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e emancipatórias.

Compartilhe
compartilhamentos: