Publicado 7 de maio de 2016 12:07. última modificação 7 de maio de 2016 12:07.

OUVIR
Notícias, psb agenda 40

Prefeitos socialistas compartilham experiências para melhorar a vida dos cidadãos

 "Tem que fazer as coisas junto com a população”, afirma prefeito de Recife, Geraldo Júlio Foto: Humberto Pradera

“Tem que fazer as coisas junto com a população”, afirma prefeito de Recife, Geraldo Júlio Foto: Humberto PraderaAgenda 40 – 06/05/2016

Prefeitos socialistas de cinco cidades do país relataram nesta sexta-feira, 6, durante seminário Cidades Inclusivas, experiências exitosas em suas gestões. Os mandatários ressaltaram a importância de dialogar com a população e criar iniciativas simples para melhorar a vida dos cidadãos.

Mediado pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, os prefeitos apresentaram seus programas a uma plateia de pré-candidatos do PSB de diferentes Estados. O evento da Fundação João Mangabeira, presidida por Renato Casagrande, é realizado no Hotel Nacional, em Brasília, e termina neste sábado, 7.

Durante o debate, o prefeito da cidade de Campinas, Jonas Donizete, selecionou ideias com custo baixo, mas que foram bem sucedidas. O socialista apresentou projetos de desburocratização, de participação popular, investimento em lazer e obras de interesse público.

Donizete citou como um dos destaques de sua gestão o investimento para retirar todas as crianças que pediam dinheiro nos semáforos da cidade. “Em todo projeto você tem que embarcar algo humano”, disse.

Luciano Azevedo, prefeito de Passo Fundo (RS), demonstrou propostas que renderam prêmios à cidade e a aprovação de sua gestão por 89% da população. Assim como afirmara o prefeito de Campinas, Azevedo destacou a importância de seguir os anseios da população.

Como propostas bem sucedidas, o prefeito gaúcho apresentou a criação de uma creche noturna, uma demanda de pais que trabalhavam à noite; Farmácia mais perto, uma drogaria móvel com remédios essenciais;  e a Escola de Vida, hospital que atende 100% das crianças que enfrentam o câncer.

Assim como Campinas, Passo Fundo também criou um programa para fornecer óculos a crianças com problemas de visão. A cidade recebeu o prêmio de melhor gestão de saúde em cidades médias do País. “Cuidar das cidades é cuidar das pessoas. Não vai adiantar uma obra se a gente não melhorar a vida das pessoas”, disse Azevedo.

Prefeita da cidade de Cristal (RS), Fabia Richter também foi premiada por um projeto que aliou a dificuldade de impulsionar o emprego de mulheres com a sustentabilidade. A socialista iniciou a construção de uma creche – não existia na cidade – e criou um centro social no qual foi criado uma cooperativa de costureiras. Em parceria com uma concessionária de rodovias, as costureiras aproveitaram banners da empresa para confeccionar estojos para alunos de escolas municipais.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou a importância de as gestões socialistas criarem uma “unidade de ideias”. Ele lembrou que a taxa de reeleição do PSB em 2012 foi de 72%, superior ao percentual registrado no Brasil.

Ao lembrar a crise econômica, o prefeito do Recife sugeriu que os pré-candidatos não tenham “ideias mirabolantes”. “Sempre é bom fazer a coisa mais barata. Se inventar coisa demais neste momento, o povo vai olhar com desconfiança. Tem que fazer as coisas junto com a população”, disse.

Um dos exemplos de ideias de baixo custo foi a rede social Transforma Recife, que criou na capital pernambucana. O cadastro online de voluntários e ONGs permitiu a melhoria da vida das pessoas sem custo para a prefeitura.

“Hoje a gente tem 70 mil voluntários cadastrados e 400 ONGs. Não gastamos um real. Tenho a alegria de saber que já existe Transforma Petrópolis e Transforma Campinas, duas cidades com administração do PSB”, afirmou o socialista, que também destacou os centros de cidadania construídos no Recife e um programa de requalificação de moradias chamado “Mais Vida nos Morros”.

À frente por dois mandatos na Prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda foi reconhecido com o prêmio “Prefeito da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq. O número de Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) passou de 40 para 127. As escolas atendem crianças com menos de cinco anos de idade, principalmente de regiões mais pobres. “É preciso dizer a verdade, conversar com a população e perguntar o que queremos para a cidade e onde queremos chegar”, declarou. “Toda inauguração eu digo para não agradecerem ao prefeito, porque ele apenas presta conta da missão que lhe deram nas eleições”.

Lacerda sugeriu aos socialistas que passem a observar as metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) ao criarem seus programas de governo. Ele recomendou também a ferramenta “Multi Cidades”, no site da Frente Nacional dos Prefeitos, para que os gestores avaliem a situação de seu município comparando os índices socioeconômicos das outras cidades.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Compartilhe
compartilhamentos: