Publicado 13 de setembro de 2016 20:51. última modificação 13 de setembro de 2016 20:51.

OUVIR
Miguel Arraes 100 anos, Notícias

Conselho Curador da FJM aprova convênio para preservar memória e legado de Miguel Arraes

14303735_1222080537858188_1891033890_o

Fundação João Mangabeira – 13/09/2016

O Conselho Curador da Fundação João Mangabeira (FJM) aprovou nesta segunda-feira (12), em Brasília, um convênio com o Instituto Miguel Arraes para a preservação e divulgação do legado histórico do ex-governador de Pernambuco e ex-presidente nacional do PSB.
No ano do centenário de um dos maiores líderes da esquerda brasileira, o convênio permitirá apoiar atividades de pesquisa, preservação e acesso público à história de Arraes.
Com o convênio, a Fundação também contribuirá para a manutenção do IMA, que abre suas portas diariamente para receber um público interessado na vida, na trajetória e no legado político do socialista para o país.
O Instituto também passará a colaborar nas atividades da Fundação para formação de quadros políticos e formulação de políticas públicas, por meio do intercâmbio de acervos, tecnologias e da cessão de seu espaço físico, no Recife.
unnamed
“Quando surgiu essa demanda eu fiquei inteiramente de acordo porque acho que é também responsabilidade do PSB, além da família, preservar a memória de um homem que tem uma história muito significativa na vida política nacional e, em particular, em nosso partido”, afirmou o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.
A sede do Instituto funciona na antiga residência de Miguel Arraes, no Recife, e reúne um acervo de mais de 270 mil itens como fotografias, manuscritos, cartas, documentos e livros. Em 2013, o material foi considerado patrimônio cultural pelo Governo do Estado de Pernambuco.
“Isso mostra a importância desse acervo e justifica o nosso apoio para a preservação e o resgate dos ideais socialistas e da memória de Miguel Arraes, que temos como referência no PSB”, declarou o presidente da FJM, Renato Casagrande.
Durante a reunião do Conselho Curador, o presidente do PSB destacou o legado de Miguel Arraes e a dedicação do líder socialista no partido que presidiu por 12 anos (de 1993 a 2005).
“Arraes se interessou pelo PSB, de fato, por isso eu digo que este foi o primeiro partido dele. Em 1990, ele escolheu o partido para se filiar por ter história e trajetória na vida política nacional, e que ele o via como um instrumento de transformação social”, lembrou Siqueira.
Governador por três vezes e deputado federal por Pernambuco, Miguel Arraes teve sua vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhora das condições de vida no campo, a educação de qualidade e a luta em defesa da democracia brasileira.
Assessoria de Comunicação/PSB Nacional
Compartilhe
compartilhamentos: