Publicado 31 de março de 2022 14:17. última modificação 31 de março de 2022 14:17.

OUVIR
Notícias

Márcio França elogia programa no Piauí que pela primeira vez conecta 100% quilombo no País

Mimbó passa a fazer parte do mapa digital do Brasil no programa ‘Piauí Conectado’

“Um exemplo a ser seguido”, disse o presidente da Fundação João Mangabeira, Márcio França, ex-governador de São Paulo, em recente entrevista para a imprensa, sobre como o Estado de São Paulo está sendo ultrapassado por outros, com PIB inferior, na questão de tecnologia e educação, citando a iniciativa do governo do Piauí em levar o verdadeiro significado da palavra inclusão a todos. “Se lá eles conseguiram, dá para fazer em São Paulo.”

França referiu-se ao projeto ‘Piauí Conectado’, que beneficiou em sua nova etapa o Quilombo Mimbó, situado em Amarante, interior do estado do Piauí. No último domingo (27/3), foi realizada a inauguração da internet de alta velocidade, via fibra óptica e com 500 megas de velocidade, para toda a população do quilombo, incluindo casas, escolas e centros comunitários.

Vale lembrar que a conectividade no Piauí começou por sugestão de Márcio França a Eduardo Campos, que atuou como ministro da Ciência e Tecnologia, de janeiro de 2004 a julho de 2005, época em que Wilson Martins era governador do Piauí pelo PSB.

BENEFICIADOS – Ao todo, serão 600 habitantes beneficiados pelo projeto ‘Mimbó Conectado’ , entre eles estudantes do ensino fundamental, que também ganharam tablets para ajudar com o aprendizado e poderem navegar na rede.

O projeto Mimbó Conectado faz parte de um outro bem maior, ousado e abrangente, o ‘Piauí Conectado’, do governo de Wellington Dias (PT) que, por meio de uma parceria público-privada, as chamadas PPPs, com a Globaltask, já garante internet para 167 municípios do estado e conta com 90% de aprovação dos serviços prestados, 24 horas por dia, pela população.

Quando de seu lançamento, somente 17,39% das residências piauienses tinham conexão de alta velocidade e o estado se encontrava em penúltimo lugar na classificação nacional da inclusão digital. O projeto em Mimbó custou cerca de R$ 1 milhão e, para o ‘Piauí Conectado’, já foram investidos mais de R$ 400 milhões.

O Quilombo Mimbó é considerado um dos maiores e mais antigos ainda em funcionamento no país, com sua cultura, história e culinária mantidas ao longo de dois séculos e tendo no artesanato sua principal fonte de renda. Com a internet, o empreendedorismo dos habitantes tende a crescer, assim como a ampliação de sua arte e renda, já que os produtos poderão ser comercializados para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, por intermédio das vendas on-line.

Compartilhe
compartilhamentos: