Publicado 23 de agosto de 2022 15:59. última modificação 23 de agosto de 2022 22:08.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira promove noite literária com livro digital sobre relações internacionais na era Lula

Ricardo Stuckert lança obra com fotos sobre política externa dos dois mandatos do ex-presidente

‘O Brasil no Mundo: 8 anos de Governo Lula’, é o livro digital de fotos lançado em noite literária, promovida pela Fundação João Mangabeira (FJM), nesta segunda-feira (22), no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). O evento, que teve plateia lotada, transcorreu em clima de emoção e bom-humor, com a presença de autoridades e ex-ministros, incluindo o chanceler Celso Amorim, essencial na formação da política externa ‘ativa e altiva’ dos dois mandatos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Foram lembrados episódios marcantes, alguns dramáticos, outros engraçados e pitorescos, mas todos decisivos para protagonizar o país no cenário global.

A obra é assinada por Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial que acompanha o ex-presidente há 21 anos, tendo organização de Daisy Barretta. O livro é uma viagem a 139 países em 747 fotos, distribuídas em 780 páginas, que pode ser baixado gratuitamente no site www.institutolula.org

Esse passaporte para a história das relações internacionais do país nos leva para a Rússia, China, África do Sul, Catar, Uruguai, Quênia, Timor-Leste, Alemanha, numa agenda diversificada e inclusiva, em que passeamos pelas lentes incríveis e sensíveis do autor.

Durante o lançamento, Lula destacou a dedicação, lealdade e competência de Stuckert. “Ele levou muita canelada para tirar essas fotos e continua incansável nesses anos todos.” O ex-presidente disse que a intenção é, além de publicar a obra em papel, lançar outra, retratando o mundo no Brasil, com todas as visitas que lideranças estrangeiras fizeram ao país.

Stuckert contou que em 2009, na Cúpula do G-20, nos Estados Unidos, durante o almoço de líderes, fez a foto oficial e não almoçava para enviar rapidamente a imagem aos jornalistas do mundo inteiro. Lula, então, pediu, carinhosamente, para o fotógrafo guardar o computador e almoçar. Stuckert obedeceu, mas continuou enviando as fotos, entre um bocado e outro, com o computador sobre as pernas. “Tive a dimensão do ser humano 100% que Lula é, e uni emoção e razão, mandando o mais rápido possível a foto tão aguardada pela imprensa mundial.”

Para o vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Alexandre Navarro, lançar esse livro na sala Simon Bolívar, do Memorial da América Latina, simboliza o resgate do país para um desenvolvimento cultural sem precedentes. “É um momento histórico para a altivez nacional e a FJM estar junto, proporcionando essa noite, é de extrema importância. O ato combina perfeitamente com o que a FJM vem realizando, como o recente evento que deu início às comemorações dos 100 anos do escritor, dramaturgo e professor Ariano Suassuna, cujos livros foram disponibilizados em kits, aqui, em espaço da FJM.”

O evento foi prestigiado por Geraldo Alckmin, Lu Alckmin, Janja, Fernando Haddad, Lúcia França, Márcio França, Randolfe Rodrigues, Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, desembargador Costa Wagner, entre outras personalidades. Contou, ainda, com o intérprete que acompanhou Lula em seus dois mandatos, Sérgio Ferreira, além de Adriana, esposa do diplomata Paulo Cesar de Oliveira Campos, o POC, que foi chefe de cerimonial de Lula, e Leon, filho de Marco Aurélio Garcia, ex-assessor da presidência e um dos pilares da política externa brasileira, ambos homenageados.

Compartilhe
compartilhamentos: