Publicado 13 de agosto de 2020 16:15. última modificação 13 de agosto de 2020 16:16.

OUVIR
Notícias

Fundação João Mangabeira lança Curso de Pré-candidaturas LGBT Socialistas do PSB

A fim de apoiar a diversidade dentro do sistema democrático representativo, a Fundação João Mangabeira está promovendo um Curso de Pré-candidaturas LGBT Socialistas do PSB. No último dia 12 de agosto, a formação virtual foi lançada com aula de inaugural da Deputada Estadual Fabíola Mansur (PSB-BA), sobre a importância da participação de pessoas LGBT no processo político para a construção de uma sociedade socialista e plural.


Durante o lançamento, estiveram presentes na live a Secretária Nacional LGBT Socialista Tathiane Araújo, o Presidente da Fundação João Mangabeira Ricardo Coutinho e o Diretor de Organização da Fundação João Mangabeira Fábio Maia.


Tathiane Araújo, durante a abertura, ressaltou que o objetivo do treinamento é lançar boas candidaturas que não apenas tragam suas boas histórias e a marca de suas lutas como também um conteúdo muito bem qualificado. “Estamos aqui para concretizar algo muito importante, que vai cumprir seu papel com conteúdo atrativo, com boas proposições, que trarão não só o universo eleitoral mas também um conteúdo programático de políticas públicas e proposições legislativas positivas para o povo LGBT”, afirmou a Secretária Nacional LGBT Socialista.


Em seguida, o Presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho, lembrou que atualmente os princípios da democracia e do respeito estão desfeitos no país, com a violência, aumento da homofobia, da misoginia e onde o racismo colocou as garras de fora. “Devemos reagir a isso dentro da política, fazendo com que ela seja o mais representativa possível, constituindo o tecido democrático”, declarou Coutinho. “Esse curso aponta para o fortalecimento do partido e das bandeiras de igualdade. Esse é o princípio básico de toda caminhada socialista, do PSB, e tenho certeza de que teremos as câmaras municipais e governos municipais com pessoas LGBT assumidas abertamente, ocupando os espaços de poder e fazendo com que o Brasil retome o caminho de razão e de respeito ao próximo”, completou o presidente da FJM.


O Diretor da Fundação João Mangabeira, Fábio Maia, por sua vez, salientou que os LGBTs têm uma participação efetiva na vida orgânica do partido, e são pelos meios políticos que o segmento conseguirá de fato a visibilidade e o respeito merecidos. “Não tenho dúvidas de que esse curso será muito exitoso porque todos aqueles e aquelas que estão aí inscritos estão empenhados nos seus estados e nos seus municípios, para que tenhamos dias melhores e dias com a representatividade de fato de toda a população brasileira”, atestou. “Temos que entender que respeitar o próximo não é um favor: é uma obrigação”, asseverou Maia.


Fabíola Mansur, Deputada Estadual da Bahia pelo PSB e palestrante da noite, falou sobre a opção de escolher o Partido Socialista Brasileiro exatamente por ser um partido democrático, da diversidade, do respeito à pluralidade e que tem a bandeira LGBT historicamente. “É um partido ligado intrinsecamente à defesa do Estado Democrático de Direito, do regime democrático e do enfrentamento a todas as formas de preconceito. Além de ser um partido que se dedica a defender uma educação pública de qualidade, universalizada, a defender o acesso à saúde com o nosso SUS, a defender e enfrentar todas as desigualdades que estão históricas em nosso país”, declarou a deputada.


Após a aula de Fabíola Mansur, a Secretária Nacional LGBT Socialista, Tathiane Araújo, apresentou seus agradecimentos e falou mais um pouco sobre os objetivos do Curso de Pré-Candidaturas LGBT Socialistas. “Queremos qualificar nossas histórias, que são maravilhosas, de luta, e que têm uma carga socialista da busca por uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva – não só para o nosso povo como para toda a gente. Uma sociedade que não discrimina e que inclui a todos só tem a ganhar”, concluiu Tathiane.

Compartilhe
compartilhamentos: