Publicado 25 de abril de 2023 11:34. última modificação 25 de abril de 2023 11:36.

OUVIR
Notícias

Em live, SNM e FJM promovem lançamento de livro sobre trajetória política de Lucélia Santos na quinta, 27/4

A Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do PSB e a Fundação João Mangabeira(FJM) realizam na próxima quinta-feira, 27/4, com início às 19h30, um bate-papo online para marcar o evento de lançamento do livro “Lucélia Santos – Coragem Para Lutar”. Escrita pelo jornalista Eduardo Meirelles, a obra conta a trajetória política da consagrada atriz brasileira, hoje filiada ao PSB, Lucélia Santos, que ganhou o mundo pelo seu desempenho como protagonista da novela “Escrava Isaura”.

Na ocasião a atriz, militante política e ambientalista, Lucélia, e Meirelles serão recebidos e conversarão com a secretária nacional da SNM, Dora Pires, e com a chefe da assessoria técnica da FJM, Márcia Rollemberg. O diálogo será transmitido ao vivo de 19h30 às 20h30.

O livro, lançado pela editora Telha, é imperdível e reconstrói passagens e feitos memoráveis da vida da artista como o companheirismo com Chico Mendes; a militância pela realização de eleições diretas no Brasil; a luta em defesa dos povos da floresta e do meio ambiente; a luta pela ampliação dos direitos sociais e das minorias no Brasil; a relação com personagens da política mundial; e até uma pouco conhecida atuação como agente de construção de acordos bilaterais com a China.

A obra traz em seu corpo depoimentos de personalidades como Betina Vianny, Cristina Pereira, Carlos Minc, Zezé Weiss, Angela Mendes, Gomercindo Rodrigues, Sônia Guajajara, Luiza Erundina, Matheus Nachtergaele, Fernando Gabeira e Pedro Neschling.

Coragem

O uso do termo “coragem” deixa claro que Lucélia sempre foi uma mulher de princípios, que lutou com determinação para alcançar seus objetivos. A obra destaca sua luta em defesa do meio ambiente, da fauna, dos povos da floresta, dos direitos e representatividade social das mulheres e da comunidade LGBTQIA+, bem como seu ativismo contra o racismo, trabalho escravo, fome e pela educação, saúde e qualidade de vida para todos os brasileiros. Ela também abordou temas tabus da década de 1980, como a epidemia do HIV, os direitos das prostitutas e o aleitamento materno.

Lucélia usou o protagonismo que conquistou como Isaura para ser a protagonista de sua própria vida, perseguindo seus ideais e alcançando seus sonhos. Ela é uma líder em suas histórias, tanto na ficção quanto na realidade, deixando sua marca em tudo que se propõe a fazer.

Evento: Bate-papo online sobre o livro Coragem Para Lutar
Data: 27/04
Hora: 19h30 às 20h30
Onde ver: https://www.youtube.com/@fundacaojoaomangabeira
https://www.fjmangabeira.org.br/
https://www.youtube.com/@mulherespsb4021

Compartilhe
compartilhamentos: