É Socialista

Quando a Fundação João Mangabeira (FJM) resolveu criar e implementar o projeto É Socialista, desejava, com isso, reconhecer as boas práticas em políticas públicas promovidas pelos prefeitos e governadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), espalhados por todo o território nacional.

O objetivo era criar sinergia entre todas as gestões e possibilitar a troca de experiências e vivências entre os gestores, com destaque para os chefes do poder executivo. Feito isso e organizado o material nesta publicação, certificamos que a demanda foi cumprida. A pesquisa, a partir dos documentos gerados pelas prefeituras e as visitas aos municípios, dos vários estados e diversas regiões brasileiras, permitiu constatar os bons resultados produzidos pelos representantes políticos em nome do PSB.

Não foi tarefa fácil selecionar 40 Boas Práticas, entre todas. Das 392 prefeituras administradas pelo Partido, encontramos, na fase inicial da pesquisa, muitas outras práticas que mereciam registro. Entretanto, o limite quantitativo fez com que fossem criadas regras metodológicas. Indicadores, prêmios anteriores, reeleição, foram fatores considerados para a seleção.

Agora, o desafio é compartilhar os conteúdos de maneira a garantir que as iniciativas exitosas, aqui apresentadas, motivem as boas práticas e que, impulsionados, prefeitos socialistas sistematizem suas políticas sociais a fim de consolidarmos, todos juntos, o modo socialista de fazer a gestão pública.

Ricardo Coutinho
Presidente da Fundação João Mangabeira

Algumas experiências que expressam o que é socialista!