Publicado 26 de agosto de 2016 16:31. última modificação 26 de agosto de 2016 16:31.

OUVIR
Miguel Arraes 100 anos, Notícias

Comissão da Verdade lança obra inédita como parte das comemorações a Miguel Arraes

pn7498

Lançamento – 25/08/2016

A Comissão da Verdade de Pernambuco lança nesta sexta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o V Caderno da Memória e Verdade – IBAD Interferência do Capital Estrangeiro nas Eleições do Brasil.

Inédita, a obra traz 320 páginas sobre um dossiê de 17 volumes produzidos pela CPI do Instituto Brasileiro de Ação Democrática (Ibad). Instaurada em 1963, a Comissão investigou a ação do Instituto no financiamento da compra de apoio de candidatos opositores à esquerda em todo o país.

O lançamento do Caderno integra as comemorações em homenagem ao centenário do líder histórico da esquerda brasileira, ex-governador de Pernambuco e ex-presidente do PSB, Miguel Arraes. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, estará presente na homenagem.

Na ocasião, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinará projeto de lei para incluir o nome de Arraes no Livro dos Heróis da Pátria. A solenidade também terá a presença de secretários de governo, parlamentares, e representantes da sociedade civil.

A Comissão da Verdade de Pernambuco foi pioneira no acesso aos arquivos do dossiê, que foram mantidos em absoluto sigilo por mais de 50 anos pelo Estado brasileiro. O trabalho de pesquisa para o V Caderno começou em agosto de 2014, em Brasília, no Congresso Nacional.

Naquele ano, os membros da Comissão Dom Helder Câmara, Henrique Mariano, Manoel Moraes, Nadja Brayner e Gilberto Marques obtiveram, com exclusividade, cópia digitalizada do dossiê.

Os registros haviam permanecido engavetados após a intervenção militar no país e inacessíveis até mesmo à pesquisa histórica e aos próprios parlamentares.

O Caderno traz o histórico da CPI do Ibad e aborda o crescimento das esquerdas em Pernambuco (1945 – 1962); a relação entre o Instituto, a imprensa, as eleições e o modus operandi da atuação ibadiana no financiamento das eleições.

Miguel Arraes – O Caderno traz ilustração fotográfica do acervo do Instituto Miguel Arraes e o depoimento do líder e ex- governador de Pernambuco, transcrito na íntegra em 60 páginas.

A obra também apresenta capítulo à parte sobre o governo de Miguel Arraes e o discurso do ex-deputado federal, Fernando Coelho, líder do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), proferido na Câmara dos Deputados em 13 de setembro de 1979, por ocasião do retorno do governador de um  exílio de 14 anos na Argélia.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

Compartilhe
compartilhamentos: