Publicado 1 de janeiro de 2022 17:50. última modificação 1 de janeiro de 2022 17:55.

OUVIR
Notícias

A autorreforma nos permitirá trazer o PSB para o curso de sua história, afirma o presidente do partido, Carlos Siqueira

O comando do Partido Socialista Brasileiro está nas mãos de Carlos Siqueira, advogado, militante na defesa dos direitos humanos no GAJOP – Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares e da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco.

A Fundação João Mangabeira bateu um papo com Carlos Siqueira sobre a autorreforma, uma possível frente ampla e a importância da Faculdade Miguel Arraes para a formação dos militantes do partido. Confira.

Como está o andamento da Autorreforma do PSB? De que forma as lives vêm colaborando para a sua elaboração?

A Autorreforma ganhou uma expressão maior do que imaginávamos, tanto dentro do PSB como na sociedade. Num processo amplo de participação, que se prolonga por mais de dois anos, estamos fazendo autocrítica e discutindo ideias inovadoras para o país com que sonhamos. As dezenas de lives que realizamos amplificaram esse debate quando a pandemia nos obrigou a obedecer o distanciamento social. A Autorreforma nos permite trazer o PSB para o curso de sua história, corrigindo deformações e se preparando para contribuir de forma mais qualificada e atualizada para o futuro do país. É o primeiro de muitos outros passos que o partido ainda vai dar.

Que medidas tomadas pelo PSB você aponta como mais relevantes para combater o retrocesso do governo Bolsonaro?

O atual governo tem um perfil autoritário e atenta constantemente contra a Constituição, os Poderes Legislativo e Judiciário e as instituições democráticas. O PSB age, principalmente, em duas frentes, com ações no Supremo Tribunal Federal, onde obtivemos importantes vitórias, e nos embates no Congresso Nacional, por meio da nossa bancada. Em nenhum momento baixamos a guarda diante das tentativas de atropelo institucional deste governo.

O senhor acha importante a formação de uma frente de centro-esquerda para eliminar de vez a chance de reeleição de Bolsonaro?

O Brasil vive uma disputa que não é esquerda versus direita. É autoritarismo versus democracia. Defendo a formação de uma frente o mais ampla possível, e não apenas de centro-esquerda, de todos aqueles comprometidos com a democracia.

Qual a importância da Faculdade Miguel Arraes, criada pela FJM com total apoio do PSB Nacional?

A criação da Faculdade Miguel Arraes significa um passo importante para a preparação e o aperfeiçoamento de quadros políticos que assumem, em nome do PSB e de suas causas, funções em governos e legislativos país afora. A nova instituição assume especial relevância diante do processo da Autorreforma do partido, na medida em que este propõe caminhos para alterar o quadro de enormes desigualdades, carências e obstáculos ao desenvolvimento econômico e social do país. Mas este Projeto Nacional de Desenvolvimento só se efetivará com a contribuição de quadros cada vez mais habilitados e comprometidos com as propostas defendidas pelo PSB. A formação é fundamental.

Compartilhe
compartilhamentos: