Guia de Inclusão, Acessibilidade e Participação da Pessoa com Deficiência - Eleições Municipais 2020.

Para garantir a igualdade de direitos
das pessoas com deficiência
pessoa de cadeira de rodas com notebook

Guia de Inclusão, Acessibilidade e Participação da Pessoa com Deficiência - Eleições Municipais 2020.

Para garantir a igualdade de direitos
das pessoas com deficiência

Quem somos?

O Estatuto do Partido Socialista Brasileiro é a base para a construção partidária e instituiu os Segmentos do Partido como órgãos de representação partidária, a partir de 2 de dezembro de 2011. Neste ato, o atual PSB Inclusão foi denominado Coordenação de Defesa de Interesse das Pessoas com Deficiência.

O caminho da articulação do Segmento da Pessoa com Deficiência (PCD) foi impulsionado, a partir de 2017,  no Movimento Popular Socialista (MPS) liderado pelo Secretário Acelino Ribeiro, quando se empunhou a bandeira da PCD. A iniciativa foi inspirada na luta de vida e militância de Luciana Trindade Macedo, em articulação com seus pares e apoiadores e a partir daí, se iniciou a organização dos respectivos núcleos de base.

Embora previsto no Estatuto, durante esse período
o Segmento ainda não estava organizado. Por outro lado, os outros cinco Segmentos – Mulheres, Negritude, Juventude, Movimento Sindical e Movimento Popular – já estavam dotados de uma estrutura de Secretaria Nacional. O problema inicial era como contactar esses militantes, uma vez que a Ficha de Filiação Partidária não tinha essa identificação.

imagem ilusrativa
logo fundação

Como surgiu?

Em outubro de 2018, ainda como Núcleo de base do MPS, foi construído e divulgado o Cadastro dos militantes das pessoas com deficiência, realizado pela plataforma Google Forms, como iniciativa de identificar e articular o Segmento PSB Inclusão, – assim denominado. Nessa etapa inicial não foi possível reconhecer a pluralidade das deficiências: visual, intelectual, física, auditiva e múltipla, embora seja um dos nossos compromissos abordar a representação com suas especificidades sempre que possível.

Para participar do PSB Inclusão a pessoa filiada passa por duas etapas: uma conversa de orientação e o preenchimento do cadastro. Atualmente há 36 cadastrados e um grupo de whatsapp com 52 pessoas representando a maioria dos estados. Esse foi um passo fundamental: nos identificarmos e nos conectarmos, dando vida e estrutura
ao Segmento da Pessoa com deficiência,
passo importante na luta pela inclusão.

Idealizadores:

logo fundação
logo PSB
imagem ilusrativa
Cartilha

Guia de Inclusão, Acessibilidade e Participação da Pessoa com Deficiência - Eleições Municipais 2020

Entre em contato

imagem do mapa da fundação