Publicado 21 de setembro de 2021 16:13. última modificação 22 de setembro de 2021 19:48.

OUVIR
Notícias

Tabata Amaral filia-se ao PSB em evento com governadores, deputados e lideranças nacionais

Agora é realidade. A deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral, assinou sua ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) nesta terça-feira (21/9), na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília.

O evento, mediado pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira (PE), foi prestigiado por governadores, deputados e lideranças nacionais, além de familiares da recém-filiada e de João Campos, prefeito do Recife (PE) e companheiro da deputada. Campos abonou a filiação de Tabata, uma ativista da educação e dos direitos das mulheres.

“Não poderia optar por partido melhor para caminhar. É um partido de grandes pensadores e grandes fazedores, com muito espaço para diálogo, que nunca abriu mão da democracia e que respeita os diferentes, com um projeto de País, e não apenas de poder. Teremos uma luta compartilhada para que crianças possam sonhar sem limites, independentemente de suas condições sociais e características”, disse Tabata.

Ela destacou que se junta à luta do PSB para melhorar a educação pública brasileira, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico sustentável. “É preciso combater esse governo incompetente e autoritário.”

O presidente da Fundação João Mangabeira, o ex-governador de São Paulo, Márcio França, disse que a deputada federal Tabata Amaral, agora filiada ao PSB, vai ajudar o partido na disputa pelo Governo do Estado de São Paulo, que precisa de inclusão e retomada do desenvolvimento. “Contamos com você, Tabata, que tem grande conexão com os jovens, pela sua história de vida e militância, para ganhar a eleição em São Paulo, e colocar em prática nossos ideais”. A deputada federal, no seu discurso, disse sim a Márcio França. Afirmou que vai ajudar a elegê-lo governador “para que haja justiça no estado mais rico do País”.

O ex-governador e presidente da fundação lembrou que atendeu aos ideais de Miguel Arraes, Eduardo Campos, Carlos Siqueira e todos que valorizam a educação, como Tabata, ao abrir, este ano, o curso superior gratuito de Tecnologia e Gestão Pública por meio da Faculdade Miguel Arraes, vinculada à Fundação João Mangabeira. “Queremos oportunidades para todos, como você e eu tivemos, Tabata, para realizar os sonhos dos brasileiros excluídos. Só a educação transforma vidas. Você é o exemplo vivo disso. Vamos juntos nesta missão, Tabata”.

TRAJETÓRIA – Márcio referiu-se à trajetória de Tabata. Depois de ter sua própria vida transformada pela educação, Tabata Amaral tem levantado essa bandeira, sendo defensora incansável de políticas públicas que tragam educação de qualidade a todos, indistintamente.

Moradora da Zona Sul de São Paulo, filha de nordestinos e estudante de escola pública, ela conhece de perto as dificuldades enfrentadas por todos os jovens da periferia, que sonham com uma vida melhor.

Hoje com 27 anos, superou, após muita luta, os obstáculos, formando-se cientista política e astrofísica pela Universidade de Harvard (EUA). Em 2018, tornou-se deputada federal com 264.450 votos, a 6ª maior votação no Estado de São Paulo, sendo a 2ª representante mulher mais bem votada no país.

LIDERANÇAS – A filiação de Tabata, em Brasília, contou com a presença dos governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, e do Espírito Santo, Renato Casagrande, além de deputados federais, estaduais; do prefeito do Recife, João Campos; de lideranças de diversos segmentos sociais, entre outras forças políticas.

Marcarem presença os deputados federais Gonzaga Patriota (PE); Aliel Machado (PR); Alessandro Molon (RJ); Marcelo Freixo (RJ); Júlio Delgado (MG); Camilo Capibaribe (AP); Danilo Cabral (PE); vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL/AM), entre vários outros parlamentares.

Também compareceram os deputados estaduais Cristina Almeida (PSB/AP); Laura Gomes (PSB/PE); Leandro Graças (Rede/DF); Renan Ferreirinha (PSB/RJ), também secretário estadual de Educação; secretária da Cultura de Maceió (AL), Miriam Monte, que declamou poesias em homenagem a Tabata, falando da força das mulheres.

E ainda o primeiro prefeito Quilombola do País, Vilmar Calunga, da Cidade de Cavalcante (GO); a primeira vereadora trans do Brasil, Titia Chiba (Pompéu/ MG); o vice-presidente do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF); vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro; os secretários nacionais dos segmentos LGBTQIA+, Tathiane Araújo; da Negritude Socialista, Valneide Nascimento; da Inclusão, Luciana Trindade; das Mulheres, Dora Pires; Sindical, Joilson Nascimento, e do MPS (Movimento Popular Socialista), Acelino Ribeiro.

Compartilhe
compartilhamentos: