Publicado 8 de novembro de 2017 11:43. última modificação 8 de novembro de 2017 11:43.

OUVIR
São Paulo - SP, Todos Estados

Encontro da FJMSP discute organização da Secretaria de Formação Política para Crianças e Adolescentes na Instituição

Assunto foi um dos temas da quarta reunião de trabalho da coordenação

 

Estatuto da Criança e do Adolescente e a estrutura de criação dos conselhos municipal, estadual e nacional de proteção à infância, foi um dos principais temas do encontro dos membros da coordenação da Fundação João Mangabeira do Estado de São Paulo (FJM-SP), na última terça-feira (07/11), na Câmara Municipal da capital. Mediada pelo coordenador da Fundação, professor Adami Campos, o encontro discutiu a criação da Secretaria de Formação Política para Crianças e Adolescentes dentro da organização do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O ex-conselheiro tutelar e membro da FJM-SP para assuntos especiais da criança e adolescente, Thiago Arikawa, foi o autor da proposta que deve ser encaminhada à esfera nacional do PSB.  “Essa iniciativa vai nos propiciar uma reaproximação com as bases sociais, fazendo uma melhor organização no âmbito da composição dos conselhos tutelares e de apoio à criança. Existe um fundo para a gestão desses conselhos, que por falta de informação algumas cidades não sabem usar. Nosso intuito é instruir e fortalecer os nossos quadros para essas questões”, explica.

Outros temas de importância política foram discutidos na reunião, como as análises de conjuntura internacional, nacional e estadual. Recém chegado de viagem à China, o vereador Eliseu Gabriel (PSB-SP) contou um pouco da experiência que teve em uma das maiores potências do mundo. Segundo ele, a organização e soberania chinesa no que se diz respeito à gestão é algo admirável e que devemos observar e aprender. “Eu fiquei impressionado com a qualidade de planejamento e a fixação de metas que os chineses possuem. Visitei grandes e pequenas cidades, e em todas elas eu encontrei uma maquete descritiva de como funciona o espaço e como eles planejam a cidade para os próximos anos. A maquete de Xangai, por exemplo, tem 300 metros quadrados, e eles conseguem perfeitamente apontar o que foi e o que deve ser feito a médio e longo prazo”, cita Eliseu. O vereador ressaltou ainda que a China está trabalhando para eliminar de vez os resíduos poluentes em fábricas e materiais pesados. Ressaltou que é necessário ao Brasil se manter atento e em contato com os países asiáticos, em especial a China, para aprender e elaborar um plano de desenvolvimento econômico e social. A China também divulgou que possui um banco de 3 bilhões de dólares para empréstimo à projetos no Brasil com juros abaixo da média.

O presidente da FJM-SP e vereador em Osasco, professor Mário Luiz Guide, fez uma explanação sobre a conjuntura do Brasil. “O panorama ainda continua difícil. O presidente superou mais uma denúncia, mas ainda continua sem legitimidade. O que vem crescendo nos últimos meses é o setor agropecuário, que já apresenta bons sinais de recuperação”.

O secretário de Relações Internacionais da Fundação, Francisco Denis Pereira, apresentou junto à análise internacional um informativo sobre o centenário da Revolução Russa, tema de extrema importância para a história política moderna. O conteúdo na integra será disponibilizado em breve no boletim informativo mensal, que será elaborado pela FJM-SP.

O membro do PSB Domingos Leonelli falou sobre o lançamento do 6º Boletim Conjuntura Brasil, cujo tema é Socialismo Criativo. Ex-secretário de Turismo da Bahia, Leonelli também esteve à frente do departamento de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo até 2016. No texto ele aborda a necessidade de gestão e aprimoramento para os novos segmentos do setor econômico. “Há uma crise na indústria, nos anos 1950 cerca de 34% da população norte-americana trabalhava no setor industrial e hoje são só 8%. É preciso se modernizar, criar um designer nacional. Temos que ser criativos e enxergar os potenciais da economia em games, startups, software”.

O lançamento do boletim acontece nesta quarta-feira (08/11) às 19 horas na Escola Britânica de Economia Criativa (Rua Mourato Coelho, 1.404 – Pinheiros). A entrada é gratuita.

Compartilhe
compartilhamentos: