Publicado 14 de fevereiro de 2019 15:59. última modificação 14 de fevereiro de 2019 15:59.

OUVIR
Notícias

Relato da Juventude Socialista Brasileira sobre a 11ª Bienal da UNE

11ª Bienal da UNE e do 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB)

A Juventude Socialista Brasileira (JSB) participou entre os dias 6 e 10 de fevereiro da 11ª Bienal da UNE e do 15º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB). O encontro pela primeira vez foi realizado em conjunto pelas três principais entidades de representação estudantil nacional: União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPG), sendo, assim, o maior Encontro Estudantil da América Latina com a presença de mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil.

Foram debatidos pelas diversas forças políticas presentes temas centrais para o nosso país neste novo ciclo que vivemos: como a defesa da Educação, com seu caráter público, plural, gratuito e de excelência; a cultura popular como importante vertente de desenvolvimento para o país; e a defesa do fortalecimento da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional inclusivo e com justiça social. Nossos parlamentares, Lídice da Mata (PSB/BA) e Aliel Machado (PSB/PR) participaram de uma das mesas principais do evento e receberam a homenagem da União Nacional dos Estudantes pelo trabalho em defesa da Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia.

Também fizeram parte da programação da Bienal os encontros da base estudantil que proporcionaram debates de conjuntura nacional, futuro da educação e da organização do movimento estudantil. O 15º CONEG da UNE reuniu Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos de todo o Brasil que teve como deliberação a construção de uma Jornada de Lutas conjunta entre as várias forças estudantis em oposição ao atual Governo Bolsonaro e em defesa da autonomia da educação. A plenária final aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Cajezeiras e a construção de uma Frente Democrática e Popular em defesa do Brasil e em oposição ao atual Governo foi a tônica orientadora do Encontro.

A JSB, ainda, realizou vários encontros ampliados conduzidos por seu Executiva Nacional para a discussão e deliberação sobre o Planejamento Estratégico da Juventude Socialista para o período de 2019/2020. As diretrizes e metas foram traçadas em 4 eixos centrais, organizados e sistematizados por grupos de trabalhos, sendo esses: Comunicação, Movimento Estudantil, Formação Política e JSB Feminista. Na plenária final foi apreciado um documento de planejamento final que será um importante instrumento de direcionamento de ação da Juventude Socialista neste próximo biênio.

Deputados federais socialistas Aliel(PR), Lídice da Mata(BA)

O Presidente Nacional da Juventude, Tony Sechi, avalia a grande importância deste momento, ainda mais dentro da Conjuntura Nacional que o país vive atualmente. Segundo ele: “A 11ª Bienal, 15º CONEB e o Encontro de Planejamento da JSB Nacional foram momentos fundamentais para a organização da Juventude, para nos debruçar melhor diante da complexa conjuntura nacional, nos articularmos com as diversas forças progressistas de nosso país e construirmos os caminhos que a Juventude Socialista trilhará no próximo período, em defesa da democracia, da soberania nacional, da educação pública, gratuita e de qualidade e de um país mais justo e igualitário. Para isso, precisamos unir uma grande frente democrática que enfrentará com veemência qualquer retrocesso que o Governo Bolsonaro tente em conquistas históricas de nossa juventude”

Compartilhe
compartilhamentos: