Publicado 13 de novembro de 2021 11:47. última modificação 13 de novembro de 2021 11:47.

OUVIR
Notícias

Reality ‘O Político’ terá três na grande final: dois selecionados e mais um eliminado escolhido pela população em repescagem

Geraldo Alckmin, Márcio França e Ciro Gomes

Ciro Gomes e Geraldo Alckmin votaram pelos melhores no debate sobre a obrigatoriedade da vacina

Foram escolhidos nesta sexta-feira (12), os dois finalistas da primeira temporada do Reality ‘O Político’, pelos jurados, o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O debate reuniu quatro semifinalistas, que discorreram sobre o tema ‘Vacinas podem ser obrigatórias? Liberdade individual x saúde coletiva.’ O mediador e idealizador do reality, presidente da Fundação João Mangabeira e ex-governador de São Paulo, Márcio França, sorteou os dois que seriam contra a obrigatoriedade e os dois favoráveis.

“Muito boa essa iniciativa porque aproxima o jovem da política e mostra também como ela é complexa”, disse Alckmin. Já Ciro Gomes acredita que o programa vai ao encontro de uma necessidade do país. “O Brasil precisa urgente de renovação nos seus quadros políticos e este passo dado aqui por Márcio França atende plenamente esta necessidade.”

Para Márcio França, o Reality ‘O Político’ superou as expectativas e revelou talentos. “Estamos dando nossa contribuição para forjar novas gerações de políticos comprometidos com o desenvolvimento do país e a justiça social.”

O último episódio da primeira temporada foi prestigiado pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Costa Wagner e sua esposa Shirley; pela esposa de Márcio França, a professora Lúcia; pelo presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Chiquinho Padeiro, entre outras lideranças.

MERCADO PARA DEFICIENTES – Antes da discussão sobre a vacina, os candidatos falaram a respeito do ‘Inclusão de deficientes no mercado de trabalho’.

Luciana Trindade e Ciro Gomes

Presente ao evento, a secretária nacional do PSB/Inclusão, Luciana Trindade, gostou muito da iniciativa de colocar o assunto em pauta, que ela considera pouco discutida. “Emprego é cidadania. Apesar de a Lei de Cotas existir há 30 anos, ainda há muito por avançar. Agora ela vem sendo cassada pelo governo Bolsonaro,” afirmou Luciana, acompanhada do esposo Anselmo e da diretora de Estudos e Pesquisas da Fundação João Mangabeira, Amanda Sobreira.

Em data ainda a ser definida, será realizada a grande finalda primeira temporada. Participarão os dois finalistas desta sexta-feira (12) e mais um eliminado que voltará na repescagem, sendo escolhido pela população, em votação virtual, após a exibição dos episódios no You Tube de Márcio França.

PARTICIPANTES – Esta primeira etapa do reality ocorreu de 8 a 12 de novembro, em teatro de São Paulo, com 12 participantes:

Roberto Sant’Ana, 41, produtor de eventos, de São Vicente

Thays Bovo Chesini, 20, estagiária da Prefeitura de Mairinque, de Mairinque

Lara Barbosa, 23, estudante de Gestão Pública, de Campinas

Victor Alves, 23, professor, de Limeira

Heber Farias, 25, psicólogo, de Osasco

Danielle Rabelo, 40, servidora pública, de São Vicente.

Júnior Freitas, 39, motoboy, de São Paulo

Fabiano Borges, 41, investigador de Polícia, de Atibaia

Loraine Mariano, 36, auditora, de Osasco

Bruna Donini, 29, advogada, de Praia Grande

Eliane Monteiro, 36, administradora hospitalar, de Santo André

Ronald Scapin, 29, programador, de São Paulo

REGRAS – Foram escolhidos 12 participantes da população, dentre 160 pré-selecionados, a partir de 10 mil inscrições. Os participantes dos debates ficaram isolados em um hotel, de segunda a sexta-feira (8 a 12/11).

Eles atuaram divididos em grupos e cada um defendeu um ponto de vista do tema proposto e os desempenhos individuais foram avaliados. Após as discussões, ao final de cada episódio, dois participantes – sendo um membro de cada grupo – foram eliminados pelos jurados convidados e pelo mediador.

Os dois vencendores dessa etapa vão se juntar com um dos eliminados, que voltará à disputa por meio de votação virtual, após a veiculação do programa. Com os três finalistas definidos, o público novamente será convocado a eleger o vencedor de “O Político”, o primeiro reality show de política do Mundo.

O vencedor será premiado com uma viagem de imersão a Brasília, com todas as despesas pagas, e um curso de Comunicação Digital, um troféu em reconhecimento ao seu bom desempenho e vocação para a política.

Compartilhe
compartilhamentos: