Publicado 19 de julho de 2021 18:47. última modificação 19 de julho de 2021 18:47.

OUVIR
Notícias

Primeira vereadora trans eleita pelo PSB visita sede da FJM em Brasília

Lunna da Silva falou sobre sua história, representatividade e desafios do mandato

A vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Pompéu (MG), Lunna da Silva, visitou a sede da Fundação João Mangabeira, na manhã desta segunda-feira (19), em Brasília. Lunna foi recebida pelo chefe de gabinete da FJM, Renato de Andrade, que demonstrou imensa satisfação em receber a vereadora. “Ela é a primeira vereadora trans eleita pelo PSB no Brasil, um marco histórico, que mostra a vanguarda do PSB no apoio à diversidade”, afirmou.

Lunna, que também é conhecida como Titia Chiba, tem uma história de muita luta e busca por representatividade. Aos 12 anos, se assumiu homossexual e sofreu muitas represálias e preconceito. Aos 17, começou a trabalhar em um salão de cabeleireiro da cidade e, aos 28 anos, se assumiu transexual, indo morar na Europa em busca de melhores oportunidades. Lá teve um AVC que lhe deixou sequelas motoras e a obrigou a voltar para o Brasil. Foi quando iniciou sua luta pelo social, se elegendo vereadora com 1220 votos, sendo a majoritária em Pompéu. Além disso, é a primeira mulher trans da Câmara Municipal, bem como a primeira eleita pelo PSB no país.

“Minha gestão visa, além da quebra de paradigmas, encarar as desigualdades entre todo nosso povo e lutar por um coletivo mais humano, não só no âmbito de pautas LGBTQIA+. É preciso que ocupemos espaços. Além da representatividade, incentivarmos novos mandatos”, relata a vereadora.

Para Lunna, a visita à FJM foi uma experiência gratificante, que permitiu a troca de experiências e agregou novas ideias.

Compartilhe
compartilhamentos: