Publicado 9 de março de 2022 13:56. última modificação 9 de março de 2022 13:56.

OUVIR
Notícias

Primeira presidente mulher da Fundação João Mangabeira é eternizada em evento comemorativo no Dia das Mulheres

Margarida Vieira foi homenageada em evento transmitido nas redes sociais; encontro também contou com um debate sobre o espaço das mulheres na política entre autoridades femininas do PSB

Uma das figuras socialistas mais importantes da história do PSB, Margarida Vieira, foi homenageada no Dia Internacional das Mulheres, em evento realizado na sede da Fundação João Mangabeira (FJM), em Brasília (DF), nesta terça-feira (8). O encontro, transmitido pelas redes sociais, também reuniu autoridades socialistas para debater “A importância da mulher nos espaços de poder e a violência política de gênero”.

Margarida, conhecida carinhosamente como “Guida”, tem 72 anos, compõe a executiva estadual provisória e também o diretório nacional do PSB. É doutora em História, mestre em Ciência Política e foi a primeira e única presidente mulher da FJM, entre os anos de 1997 e 1998, sendo uma das principais disseminadoras dos ideais socialistas no país. Como gratidão à sua contribuição política, agora, Guida faz parte da galeria fotográfica dos presidentes da Fundação. Infelizmente, por questões de saúde, a homenageada não pôde participar da solenidade.

No decorrer do evento, a programação também contou com vídeos e depoimentos do presidente da FJM, Márcio França; da secretária distrital de Mulheres, Yara Gouvêa; da deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA), e da própria Guida.

“A Fundação João Mangabeira, para mim, é a entidade que se volta para a formação política. Para mostrar às pessoas que elas podem atuar, mas ao atuar, elas devem pensar no bem público”, afirmou a ex-presidente da Fundação.

Já o presidente, Márcio França, exaltou a homenageada: “A professora Margarida Vieira foi a primeira presidente mulher da Fundação João Mangabeira. Nosso cumprimento a ela. Miguel Arraes que escolheu a Margarida. É uma pessoa muito querida, muito culta e muito preparada. Parabéns a todas as mulheres socialistas do Brasil e a todas as mulheres do mundo”, concluiu.

Ao final, houve um importante debate sobre questões sociais, políticas e históricas sobre as mulheres, com a secretária da SNM, Dora Pires; a deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP); a advogada Gabriela Rollember, e as deputadas estaduais Cristina Almeida (PSB/AP) e Laura Gomes (PSB/PE). Além disso, prestigiaram o evento, Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, e Alexandre Navarro, vice-presidente da FJM e diretor da FMA – Faculdade Miguel Arraes.

Compartilhe
compartilhamentos: