Pense Brasil

A Fundação João Mangabeira (FJM), instituída em 1990 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), está realizando um Ciclo de conferências, palestras e debates orientado para a compreensão e a elaboração de temas e questões estratégicas para o nosso país. É o PENSE BRASIL.

A iniciativa se soma a outras ações encaminhadas pela FJM, em consonância com as demais Fundações partidárias que criaram e mantêm o OBSERVATÓRIO DA DEMOCRACIA .

O PENSE BRASIL é, assim, um projeto em curso que visa a manter e ampliar o envolvimento da FJM com o debate público e com as mobilizações da sociedade organizada voltadas para a resistência democrática, para a formulação e a proatividade críticas e programáticas. Quer contribuir, desse modo, para a formação e consolidação de um campo orgânico-ético-político-intelectual capaz de conter e subordinar o pensamento e as forças ultraconservadores aos limites e institutos do Estado Democrático de Direito.

A primeira edição do PENSE BRASIL, realizada em São Paulo, no dia 13 de junho, tratou do tema EDUCAÇÃO: UMA QUESTÃO DE FUTURO , uma agenda permanente, mas, agora, especialmente urgente e central para o debate público e para a intervenção organizada da sociedade.

No último dia 17 de julho, realizamos, em Brasília, a segunda edição do Ciclo. Desta vez, para discutir ESTADO DE DIREITO E DEMOCRACIA ; em meio ao agravamento do processo de politização da justiça, que engendrou condições favoráveis ao golpe de 2016, perpetrado com sustentação da grande mídia e das direitas e extrema-direita organizadas, bem como com fortes indícios do envolvimento de estruturas e interesses externos.

Em sua terceira edição – agendada para o próximo dia 19 de outubro, em Macapá, O PENSE BRASIL discutirá as razões, a gravidade, o enquadramento estratégico e as agendas de resistência e de proatividade referentes ao tema Meio ambiente:

Fronteiras e profundidades do Brasil Sustentável