Publicado 12 de março de 2021 10:52. última modificação 12 de março de 2021 10:52.

OUVIR
Notícias

Observatório da Democracia promove debate sobre a participação das mulheres na luta democrática

No próximo dia 12 de março, o Observatório da Democracia realizará a conferência online “A Presença e a Participação das Mulheres para Conquistar a Democracia”. O debate contará a participação de Jane Neves, da Fundação Astrogildo Pereira; Márcia Campos, do Instituto Claudio Campos; Bernadete Menezes, da Fundação Lauro Campos / Marielle Franco; Miguelina Paiva Vecchio, da Fundação Leonel Brizola; Ana Prestes, da Fundação Maurício Grabois; Lídice da Mata, deputada federal pelo PSB da Bahia; Zenaide Maia, Senadora pelo PROS do Rio Grande do Norte; e Benedita da Silva, deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro. A mediação será feita por Luciana Capiberibe, comunicadora da Fundação João Mangabeira.

O evento será transmitido às 17h do dia 12/3 no canal de Youtube do Observatório da Democracia.

Conheça as convidadas:

Ana Prestes é socióloga e cientista política. Doutora em Ciência Política (UFMG). Doutoranda em História (UnB).  Analista Internacional. Assessora na Câmara dos Deputados. Pesquisadora da história da participação política das mulheres no Brasil. Militante da União Brasileira de Mulheres e do Partido Comunista do Brasil.

Benedita da Silva é deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira política ao se eleger vereadora do Rio de Janeiro em 1982, após militância na Associação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Em 1986, foi eleita deputada federal, e se reelegeu para este cargo em 1990, foi a única mulher que participou da mesa da Câmara que promulgou a Constituição de 1988. Em 1994 foi eleita com expressiva votação para o Senado Federal.

Berna Menezes é Dirigente da Executiva Nacional do PSOL. Iniciou sua militância no movimento estudantil no final dos anos 70. Fundadora do PT em 1980, do qual foi membro de sua Direção Nacional. Foi vereadora de Porto Alegre. Fundadora da CUT e membro de sua Executiva. É atualmente Dirigente Nacional da Fasubra e da Assufrgs, além de dirigente nacional da Intersindical.

Jane Monteiro Neves é Paraense. Enfermeira e mestre em Saúde Coletiva. Militante do SUS, da Reforma Sanitária Brasileira. Docente da Universidade do Estado do Pará. Fundadora  da Associaçao de Mulheres “Eneida de Moraes”. Dirigente Nacional do Partido Cidadania. Fundadora do Núcleo Paraense de Igualdade Racial. Integrante da Rede Fulanas e diretora da Fundação Astrojildo Pereira.

Lídice da Mata é Formada em Economia pela Ufba, deputada federal pelo Partido Socialista Brasileiro, eleita em 2018. Na Câmara, é relatora da CPMI das Fake News e presidiu a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa. Foi prefeita de Salvador. Em 2010 se tornou a primeira mulher senadora pela Bahia., começou sua trajetória política no Movimento Estudantil e foi a primeira mulher a se eleger presidente do Diretório Central dos Estudantes daquela universidade. Em 1997, filiou-se ao seu atual partido, o PSB, onde se elegeu deputada estadual, federal e senadora, sendo sempre a mais votada em Salvador.

Márcia Campos foi a primeira Presidente da Federação das Mulheres Paulistas. Foi a segunda presidente da Confederação das Mulheres do Brasil e a primeira mulher do continente americano a presidir por 16 anos a Federação Democrática Internacional de Mulheres – FDIM -, organização internacional fundada em 1945, na França, após a II Guerra Mundial. A FDIM integra 209 organizações nacionais de mulheres de 139 países.

Zenaide Maia é médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte onde se especializou em Doenças Infectocontagiosas. Na área do executivo, exerceu o cargo de Secretária Municipal de Saúde do Município de São Gonçalo do Amarante por dois períodos (1991/1992 e 2009/2011). Neste último, também representou o município como primeira dama. Em 2014 foi eleita deputada federal. Com 22,69% dos votos válidos foi eleita senadora para o mandato atual até 2027.

Miguelina Paiva Vecchio é cientista social, presidente Nacional da Ação da Mulher Trabalhista do PDT, Vice-presidenta Nacional do PDT e Vice-presidenta da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, foi secretária de organização e presidenta da Executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio Grande do Sul, foi Vice-Presidenta da Internacional Socialista de Mulheres, é Coordenadora Geral do Fórum Nacional de Mulheres de Organismo de Partidos Políticos

Observatório da Democracia

O Observatório da Democracia é um esforço conjunto das fundações João Mangabeira (PSB), Lauro Campos e Marielle Franco (PSOL), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), da Ordem Social (PROS),  Perseu Abramo (PT), Astrogildo Pereira (Cidadania) e do Instituto Claudio Campos (ICC), para acompanhar e fazer análises críticas das ações do governo federal.

Serviço:

Debate “A Presença e a Participação das Mulheres para Conquistar a Democracia”

Dia 12 de março às 17h

Transmissão no canal de Youtube do Observatório da Democracia:
https://youtu.be/87iGU99zFmg

Compartilhe
compartilhamentos: