Publicado 27 de julho de 2021 17:21. última modificação 27 de julho de 2021 17:22.

OUVIR
Notícias

Observatório da Democracia mostra Brasil em risco na área da Ciência e Tecnologia

As causas e resultados da situação atual da Ciência e Tecnologia no país são apresentados, de forma detalhada e incisiva, no relatório do Observatório da Democracia de julho. O estudo, produzido pela Fundação João Mangabeira, mostra o Brasil na contramão dos países mais inovadores, tendo perdido 15 posições no Índice Global de Inovação nos últimos dez anos.

A avaliação revela que a falta de visão estratégica, ancorada num plano nacional de desenvolvimento que alcance gerações, está colocando a ciência brasileira e todo o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em colapso.

Cortes orçamentários que precarizam universidades e institutos de pesquisa também são analisados no relatório: “Para fomento à pesquisa – recursos necessários para grupos de pesquisa, ampliação e modernização de laboratórios, aquisição insumos básicos, intercâmbio, editais para novos projetos – o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem previsto para 2021 um valor insignificante: R$ 22 milhões, cerca de18% do valor de 2019.”

O vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro, autor do relatório, considera fundamental o trabalho do Observatório da Democracia. “Diretrizes orçamentárias para 2022, de forma inconstitucional, golpeiam definitivamente a Ciência e Tecnologia.”

Ele destacou a importância de iniciativas como a parceria firmada recentemente entre a Fundação João Mangabeira (FJM) e a instituição ‘Todos pela Educação’, voltada a incentivar prefeitos e gestores municipais a priorizarem a Educação em suas gestões. “Além disso, a Fundação vai inaugurar, no segundo semestre deste ano, a Faculdade Miguel Arraes (FMA), instituição de ensino superior, de formação profissionalizante, extensão e pesquisa, que prima pela eliminação da desigualdade social e da pobreza.”

Confira o relatório completo em
https://observatoriodademocracia.org.br/2021/07/26/relatorio-ciencia-e-tecnologia-julho-2021/

OBSERVATÓRIO – O Observatório da Democracia nasceu dos questionamentos levantados durante os encontros de um grupo formado por sete fundações partidárias: Cláudio Campos (PPL) – Lauro Campos (PSOL), João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), da Ordem Social (PROS) e Perseu Abramo (PT). Trata-se de um grupo aberto a novas adesões, com compromisso da manutenção da soberania e da democracia no País. Para isso, é absolutamente necessário monitorar o governo atual e posicionar-se em relação a ele, a partir da produção de informações consistentes e verdadeiras.

Num esforço conjunto, são acompanhados temas como Soberania, Infraestruturas, Produção e Inovação, e as Dimensões Sociais e Ambientais das práticas do atual governo. Este acompanhamento será sistemático e o conteúdo produzido será divulgado por meio de relatórios periódicos. Os dados, levantados e checados, vão subsidiar aqueles que, como nós, procuram compreender o atual governo.

O exercício de juntar sete Fundações Partidárias para analisar o campo político que está no poder é uma iniciativa inédita necessária no Brasil atual e apontará caminhos para formulações conjuntas. O portal Observatório da Democracia é um espaço aberto para a contribuição e participação da sociedade civil e para a academia. Na era da desinformação e da mentira, a matéria-prima é a informação séria e fidedigna.

Compartilhe
compartilhamentos: