Publicado 31 de agosto de 2021 18:15. última modificação 31 de agosto de 2021 18:15.

OUVIR
Notícias

‘Observatório da Democracia’ abre seminário sobre Guerra Cultural e Luta Ideológica


Ciclo de debates busca traçar caminhos para reconstruir democracia por meio do amplo diálogo

O primeiro ciclo de debates organizado pelo ‘Observatório da Democracia’ foi realizado na noite de segunda-feira (31). Com transmissão pelo Youtube da entidade, o tema debatido foi “Guerras Híbridas, Guerra Cultural e Plataformas de redes sociais”, e teve a participação do advogado Lúcio Flávio Dias, da jornalista Renata Mielli, do biólogo Leandro Loguércio, do administrador público Zé Gustavo e da juíza Mara Loguércio, com moderação de Henrique Matthiessen, da Fundação Leonel Brizola.

O debate decorreu em torno do livro “Reconstruir a Democracia – União de amplas forças políticas e sociais para a luta ideológica”, da editora Anita Garibaldi, lançado em junho deste ano, com organização de Aldo Arantes, e que traz a maioria dos debatedores como colaboradores. A obra possui artigos de pessoas das mais variadas áreas do conhecimento, incluindo os participantes da live, traçando, assim, um plano contendo diagnóstico, programa e métodos para o combate ao Bolsonarismo.

As ideias dos participantes mostraram que a combinação da luta política com a luta ideológica é fundamental para derrotar aqueles que querem derrubar a democracia no país. Os diagnósticos sobre as plataformas digitais e como o bom uso dos algoritmos das redes sociais podem, sim, trabalhar a favor da continuidade do estado de direito também foram discutidos e hoje, sem dúvida, esse é o campo de batalha para a guerra ideológica que ocorre no país e um plano para travar essa luta é indispensável.

”Existem no Brasil vários agrupamentos já trabalhando nisso e eu acredito que a gente pode criar mecanismos saudáveis também de interação para encontrar caminhos muito interessantes e as novas gerações têm mais facilidade do que nós em fazer isso, pois são nativos da tecnologia. Tem agrupamentos progressistas fantásticos que utilizam as plataformas de modo incrível e emancipador e eu acho que visibilizar esses agrupamentos traz uma lógica diferente de pensar. São movimentos com a mesma base de valores e princípios que vão ocupar as redes sociais, utilizando os próprios algoritmos para alcançar massivamente mais pessoas. Temos jornalistas livres de periferia fazendo papéis brilhantes, de formas incríveis nas pontas também acontecendo cotidianamente, eu acredito nessas pessoas que começam a entender os algoritmos e tentam usá-los para fazer a difusão das informações da realidade. O que acontece fora das redes sociais existe e se impõe e eu acho que vai se impor na individualidade e vai se impor na coletividade também”, concluiu Zé Gustavo, ao fim do debate.

A transmissão completa do seminário pode ser assistida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=jeM6VC0tTtg

Confira os próximos debates:

Seminário: GUERRA CULTURAL E LUTA IDEOLÓGICA – caminhos para reconstruir a democracia
Horário – das 19 às 20h30 – YouTube do Observatório da Democracia

Dia 01º/09 – Guerra Cultural no Brasil
João Cezar de Castro Rocha (professor)
Marcelo Silva (Fundação Verde Herbert Daniel)
Mediação – Davi Emerich (Fundação Astrojildo Pereira)
Dia 06/09 – Guerra Cultural – Law fare, psicologia social e neurociência
Lorena Freitas (advogada)
Marcos Ferreira (psicólogo social)
Sidarta Ribeiro (Neurocientista)
Mediação – a confirmar

Dia 08/09 – Frente Ampla na luta ideológica e programa
Aldo Arantes (advogado)
Juca Ferreira (ex-ministro da Cultura/ Fundação Perseu Abramo)
Carlos Lopes – Instituto Cláudio Campos
Dep. Glauber Braga – Fundação Lauro Campos/Marielle Franco
Alexandre Navarro – Vice-presidente da Fundação João Mangabeira
Mediação – Fundação Maurício Grabois

Dia 13/09 – Tática da luta ideológica – construção de plataformas sociais
Everton Rodrigues
Beatriz Tibiriça (Coletivo Digital)
Jonas Valente (Coalizão Direitos na Rede)
Claudia Archer (diretora da Associação Software Livre).
Mediação – a confirmar

Compartilhe
compartilhamentos: