Publicado 4 de agosto de 2015 15:50. última modificação 4 de agosto de 2015 15:50.

OUVIR
Notícias

Sustentabilidade, Meio Ambiente e Clima presencial e online

Sustentabilidade

A Fundação João Mangabeira disponibiliza a gestores públicos, lideranças empresariais e de movimentos socioambientais pernambucanos o Curso Básico de Gestão Local para Sustentabilidade, Meio Ambiente e Clima, nos dias 6 e 7 de agosto, no Recife Praia Hotel. Serão dois dias de aulas, num total de 16 horas, ministrados por Alfredo Sirkis, diretor do Centro Brasil no Clima (CBC).

O curso contará ainda com a participação de Adriano Sandri, coordenador da Escola de Formação Política Miguel Arraes, Sérgio Xavier, secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado e de Cida Pedrosa, secretária de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife. O coordenador da fundação em Pernambuco, Evaldo Costa, e o presidente do Diretório Estadual do PSB, Sileno Guedes, também farão participação. “O gestor público não pode fechar os olhos para esse tema e condenar as futuras gerações. É importante esclarecer que sem gestão sustentável podemos colocar tudo a perder. A Fundação João Mangabeira está atenta ao debate sobre o clima e orienta os militantes a praticar o consumo consciente e inovar na preservação ambiental. Está claro que o atual modelo de desenvolvimento, consome rapidamente os recursos naturais e não suporta a demanda”, esclarece Renato Casagrande, presidente da Fundação João Mangabeira.

Com duração de dois dias terá versão também online, através do site da Fundação,
www.tvjoaomangabeira.org.br
. Na versão do curso à distância haverá apresentação das aulas seguidas de teleconferência ou chat para debater, esclarecer dúvidas e recolher sugestões.

O objetivo deste curso é capacitar gestores locais para uma governança sustentável que não se limite aos órgãos ambientais locais mas perpasse o conjunto da administração municipal e inclua movimentos socioambientais e lideranças empresariais que com ela interajam em torno de problemas específicos.

As aulas estão divididas em nove módulos: princípios gerais da gestão ambiental local, governança ambiental local, cidades e mudanças climáticas, cidades sustentáveis, o verde urbano, mobilidade urbana, águas, resíduos, exercícios e finalização do curso.
O curso é ministrado por Alfredo Sirkis. Além de diretor do CBC, Sirkis é escritor, jornalista e gestor ambiental urbano. É deputado federal, presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e vice presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Foi secretário de Urbanismo e de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e vereador da cidade por quarto mandatos.

SERVIÇO

Curso Básico de Gestão Local para Sustentabilidade, Meio Ambiente e Clima

6 e 7 de agosto

Recife Praia Hotel – Avenida Boa Viagem, 9, Pina

Compartilhe
compartilhamentos: