Pesquisa
sábado 19 agosto 2017
  • :
  • :

PSB BAHIA E FJM DÃO AULA DE DEMOCRACIA

Oito horas de muito aprendizado, de reflexões importantes sobre a teoria do comportamento eleitoral num cenário de crise de credibilidade das instituições políticas,  de um produtivo debate sobre os caminhos a serem trilhados pelo partido. A sensação é a de que ainda há muito o que aprender, refletir, debater e lutar, mas o espírito da militância socialista saiu renovado ao final do primeiro módulo do Curso de Formação Política realizado nesta sexta e sábado pelo PSB-Bahia e pela Fundação João Mangabeira no Hotel Vitória.

Os trabalhos iniciados na noite de sexta-feira, 5 e retomados na manhã de sábado, tiveram a condução da professora doutora em ciência política pela UNIRIO, Luciana Veiga, e contaram com a presença de filiados do PSB de Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filo, Dias Dávila e demais municípios da região metropolitana. A abertura teve a participação da presidente da legenda no Estado, senadora Lídice da Mata, do deputado federal Bebeto Galvão, da deputada estadual Fabíola Mansur, e do presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, entre outros dirigentes.

Intitulada “Comportamento eleitoral em tempos de descrença e instabilidade política”, a palestra ministrada pela professora Luciana Veiga partiu da teoria dos  fundamentos sociológicos, psicológicos e da escolha racional, passando pela abordagem do peso do tempo de TV e do investimento financeiro nas eleições municipais, pelas distinções e apropriação dos discursos de direita e esquerda e ao estudo comparativo do grau de descentralização dos partidos brasileiros.

001

“O objetivo de provocar a reflexão e o debate foi alcançado. É importante que vocês conheçam a teoria como subsídio para repensar suas próprias práticas”, destacou a palestrante. Para o coordenador do curso, o professor João Carlos, o PSB baiano amplia o modelo do seminário amplia o espaço de discussão democrática da militância, ao tempo em que oferece uma alternativa para o aprimoramento da percepção da realidade política nacional e regional.

“Em que pesem as nossas dificuldades, que são muitas, estamos no caminho certo. Eu parabenizei o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, após a decisão da Executiva Nacional que fechou questão contra a reforma trabalhista e da previdência propostas pelo governo Federal, porque ali o PSB estava retomando a sua história. Mas lembrei a ele que tenho muito orgulho de pertencer ao PSB da Bahia, porque este jamais negou a sua história”, declarou.

O próximo módulo do Curso de Formação Política do PSB-Bahia e da FJM será realizado nos dias 19 e 20 de maio, e terá como temas “História Caminhos e Perspectivas do PSB” e “Humanismo, Ética e Luta Socialista”.




Acessibilidade