Publicado 6 de dezembro de 2019 15:09. última modificação 6 de dezembro de 2019 15:09.

OUVIR
Notícias

Pense Brasil discute proteção e desenvolvimento sustentável do Mar Territorial brasileiro

Jaqueline Moraes, Fábio Maia e Renato Casagrande durante a abertura do Pense Brasil no Espírito Santo

A 4ª edição do Pense Brasil, que tem como tema a Amazônia Azul, novos horizontes para o desenvolvimento sustentável, reúne em Vitória (ES) cientistas, especialistas e lideranças do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Organizado pela Fundação João Mangabeira (FJM), o evento discute a proteção ambiental, a busca de caminhos para evitar tragédias como o derramamento de óleo nas praias do litoral brasileiro e o desenvolvimento de políticas públicas para exploração sustentável do Mar Territorial brasileiro, a Amazônia Azul.

Para Fábio Maia, Diretor de Organização da FJM, a Fundação tem um papel importante na formação da militância do PSB e na contribuição para um país que necessita de ideias dentro do campo progressista e do socialismo democrático. “O Brasil vem de uma sucessão de catástrofes ambientais e a gente tem que ter respostas e aprender como evitá-las. As praias do Nordeste foram tomadas por uma imensa mancha de óleo e não se tem ainda uma explicação sobre o porquê de isso estar acontecendo. O Pense Brasil discutiu o Meio Ambiente no Amapá e agora a Amazônia Azul, aqui em Vitória. Com esses debates, a Fundação João Mangabeira contribui com o esforço da Autorreforma do PSB, que discute seu caminho com a militância, para propor um projeto de Brasil mais inclusivo, socialista e democrático”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, secretário-geral do PSB, afirmou que “o Pense Brasil Amazônia Azul, traz uma visão de proteção ao oceano, mas também uma visão de exploração sustentável e racional dessa área, de mais de 3 milhões de km². Uma visão ambientalista, econômica e de segurança pública. O PSB, e todo partido de amplitude nacional, tem que ter uma política voltada para essa área”.

Joílson Cardoso, secretário sindical do PSB, lembrou que o desenvolvimento sustentável é uma bandeira do PSB. “A Fundação reforça o compromisso do partido com a preservação ambiental, que inclui o ser humano, que inclui o povo brasileiro. Para o PSB, a sustentabilidade das florestas e dos oceanos é também a sustentabilidade social”.
A vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, que também é da executiva nacional do PSB, trouxe uma experiência concreta para o evento. “É importante preparar as pessoas para enfrentar as crises. Quando a mancha de óleo chegou ao nosso Estado, nossa equipe estava preparada. Formamos um comitê de crise que coordenou os trabalhos, inclusive preparando os voluntários. Conseguimos uma grande redução de danos desse que foi um dos maiores crimes ambientais que o Brasil já teve. Agora, precisamos encontrar os culpados e puní-los”.

Compartilhe
compartilhamentos: