Publicado 26 de abril de 2017 17:09. última modificação 26 de abril de 2017 17:09.

OUVIR
Notícias

Novas mídias foram tema de Painel oferecido pela FJM a prefeitos

No último painel do Seminário Nacional de Prefeitos e vice-prefeitos do PSB, ocorrido na manhã da segunda-feira, 24, o tema foi comunicação por meio das novas mídias digitais. Para debater  e dar dicas aos gestores socialistas foram convidados o jornalista Sylvio Costa, fundador do portal Congresso em Foco e o também jornalista, professor e empresário Leonardo Carraretto. O debate foi mediado pela vice-prefeita de Ponta Grossa- PR, professora Elizabeth Schmidt.

Sylvio Costa apresentou dados das redes sociais que mostram um crescimento exponencial da importância dessas mídias no universo comunicacional e político hoje. O jornalista informou que atualmente mais da metade da população mundial está nas redes sociais e, segundo relatório do CGI(Comitê Gestor da Internet no Brasil) referente ao biênio 2015/16, mais 120 milhões de usuários brasileiros tinham acessado a internet pelo celular num período de apenas três meses. Segundo vídeo apresentado por Costa, enquanto a televisão levou 13 anos para reunir 53 milhões de usuários, o Facebook em apenas 9 meses conseguiu o dobro.

O jornalista do Congresso em Foco falou sobre a utilização da internet na gestão municipal, “em vários lugares do mundo se estimula hoje o uso da internet não apenas como instrumento da administração, mas como um conceito básico da própria gestão. Ela permite pensar a cidade de forma inteligente”, afirmou Costa.

Leonardo Carraretto informou que a internet é um mundo novo e que os prefeitos e assessores precisam saber como se relacionar com ele. O empresário explicou que antes da internet havia uma separação muito clara entre marketing político e marketing eleitoral que deixou de existir com o advento das mídias digitais. Ele citou como exemplo o ex-presidente dos EUA, Barack Obama, que aproveitou os grandes impulsos do marketing eleitoral para o marketing político de sua gestão.

Carraretto explicou que hoje, com a internet, as promessas e propostas de campanha ficam todas registradas, quando a eleição acaba a campanha continua presente na administração. É importante que o prefeito se preocupe e se empenhe para construir  sua imagem digital. Ele diz que o prefeito deve “ser pauta mais do que repercutir meios de comunicação”, ou seja, ele deve produzir suas próprias informações e manter-se presente nas redes.

Compartilhe
compartilhamentos: