Publicado 30 de outubro de 2019 17:19. última modificação 24 de fevereiro de 2020 21:41.

OUVIR
Notícias

Navarro participa do II Ato do Direito Já! Fórum pela Democracia em Brasília

O vice-presidente da Fundação João Mangabeira (FJM), Alexandre Navarro, participa na tarde dessa quarta-feira, 30/10, do segundo ato do Direitos Já! Fórum pela Democracia, com o tema: “Defesa da liberdade de expressão, de imprensa e do Estado laico”. A cerimônia está sendo realizada no Auditório Nereu Ramos, localizado no Anexo II da Câmara dos Deputados.

Entre outros temas democráticos, o movimento defende a liberdade de crença, de consciência e o exercício livre de cultos e liturgias. “O Estado brasileiro deve garantir a democracia através do acesso a direitos individuais e coletivos, a todos, diversamente. Deve garantir, de um lado, a neutralidade, sendo a laicidade princípio central”, defende Navarro.

Além disso, é importante manter o equilíbrio socioeconômico através do sistema de freios e contrapesos, no qual uma facção ou grupo político, econômico ou social não prepondere sobre outro. ” Neste movimento de molas, que impede um grupo político, poder construído ou força econômicos subtrair direitos dos demais, é central a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e de comunicação”, avalia o vice-presidente da FJM.

O evento de lançamento do Direitos Já! Fórum pela Democracia foi realizado no TUCA, em São Paulo, no dia 2 de setembro de 2019, contando com a participação de lideranças de 16 partidos e também de entidades da sociedade civil, como a União Nacional dos Estudantes, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Associação Brasileira de Imprensa, diversas centrais sindicais e líderes religiosos.

Dom Cláudio Hummes e o linguista, filósofo e sociólogo norte-americano Noam Chomsky também prestigiaram o evento

Compartilhe
compartilhamentos: