Publicado 29 de janeiro de 2019 10:32. última modificação 29 de janeiro de 2019 10:32.

OUVIR
Notícias

Navarro articula produção de conteúdo para o Observatório da Democracia

O vice-presidente da Fundação João Mangabeira, Alexandre Navarro, reuniu-se, na quarta-feira passada (24), no Parque Tecnológico de São José dos Campos, com o matemático Marco Antônio Raupp, diretor-presidente do cluster e ex-presidente do Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC, da Agência Espacial Brasileira – AEB e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Recordando o tempo que trabalharam juntos no MCTI, Raupp e Navarro, ex-chefe de gabinete do Ministro e Secretario Nacional, reconheceram a importância e o significado do Parque, assim como os desafios que enfrenta o setor de CT&I no País, notadamente após a retirada da Pasta da rubrica do Fundo Setorial do Petróleo (CT-Petro), a permissão para limitação de empenho (contingenciamento) das ações do ministério e a agregação, para sua derrocada final, do setor de Comunicação, alçada federal que trata, quase que exclusivamente, calcada pela ineficiência de agências reguladoras, de outorgas de Rádios e TVs.

Sobre o Parque, Raupp registrou que, numa área de 25 milhões de m2, por onde passam 8,5 mil pessoas diariamente, estão instalados 5 Centros de Desenvolvimento Tecnológico (Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação TIC, Aeronáutico, Tecnologia Cibernética, Águas e Saneamento Ambiental), 5 Laboratórios Multiusuários e 4 campi universitários (Unifesp, Unesp, Fatec e Univesp).

Fazendo a integração empresa e inovação, o Parque comporta grandes empresas: Embraer, Boeing, Airbus, Ericsson, Avibras etc.

Do lado da start innovation, célula inicial para o aparecimento de grandes negócios, empresas, ideias e patentes, acelera 155 empresas incubadas e graduadas, além de 40 marcas e patentes.

Navarro convidou, ainda, o ministro Raupp para colaborar com a tema que cabe à Fundação João Mangabeira – FJM na produção de conteúdo para o Observatório da Democracia, página que será lançada na próxima quinta-feira (31). Raupp se disse entusiasta com a plataforma e se colocou como colaborador, seja no item Educação ou no de CT&I.

Compartilhe
compartilhamentos: