Publicado 27 de maio de 2019 18:25. última modificação 27 de maio de 2019 18:25.

OUVIR
Notícias

Intensivo de Formação Política forma multiplicadores regionais

Mais de 50 militantes foram capacitados no último final de semana.

Quase 50 socialistas, de 17 cidades do Rio Grande do Sul, concluíram neste domingo o 2º módulo do Intensivo de Formação Política, realizado pelo PSB/RS em parceria com a Fundação João Mangabeira. “Todos agora serão multiplicadores do conhecimento adquirido”, analisou o presidente do PSB gaúcho, Mário Bruck.

Foram três dias de debates, palestras e outras práticas na Associação São Boaventura/Pousada São Lourenço, no bairro Partenon, na Capital. A abertura, na sexta-feira, contou com palestra do diretor da FJM, Fábio Maia, que ressaltou a importância da Fundação João Mangabeira na formação dos quadros socialistas. O vice-presidente da entidade, Alexandre Navarro, abordou as questões da conjuntura nacional. O coordenador da Escola Miguel Arraes, Adriano Sandri, apresentou um pouco da história do PSB no Brasil e o secretário geral do PSB/RS, Vicente Selistre, falou sobre a história do partido no Estado. O presidente Bruck comentou os destaques de uma gestão partidária eficiente. O secretário de Formação, Fabiano Dupont, coordenou a dinâmica sobre os Desafios do PSB no Rio Grande do Sul. Os participantes foram divididos em oito grupos para as discussões e apresentações. No segundo dia, cada grupo trabalhou sobre um tema – a história do PSB, fórmulas de gestão e outros. Um a um, todos os participantes receberam ainda noções de como discursar para grupos. “No trabalho de multiplicadores, teremos um papel importante na construção partidária, na elaboração e acompanhamento do melhor projeto para prestar o melhor trabalho na sociedade”, opinou o assessor parlamentar Roque dos Santos, de Campo Novo. “Tenho certeza que todos aqui puderam aprender coisas importantes, que vão ser úteis não só na vida política, mas no dia a dia de cada um”, completou Ana Paz de Oliveira, a Ana de Tandera, que atua em movimentos sociais.

Professor Adriano Sandri, coordenador da Escola Miguel Arraes.

Para Fabiano Dupont, o evento foi além das expectativas e a procura superou o número de vagas disponíveis. A iniciativa permite agora a formação nas regiões. Os participantes estão sendo capacitados desde o ano passado pelo PSB e pela Fundação João Mangabeira para serem multiplicadores. “A ideia é que, a partir do segundo semestre, os formadores já comecem a atuar em encontros regionais”, explica.

Militância socialista reunida para formação no Rio Grande do Sul

Dupont salienta que, mais uma vez, o partido e a Fundação demonstraram que estão preocupados em oferecer conhecimento e formação política para os companheiros socialistas das diferentes regiões. Ele avalia como positivo o nível de comprometimento dos participantes. “Eles saíram do curso extremamente motivados para repassar os conhecimentos adquiridos nos três dias. Todos têm muita vontade de fazer a coisa acontecer”, acrescenta. Os deputados Elton Weber e Dalciso Oliveira, e o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, também compareceram ao evento.

“Tenho certeza que, para todos, foi uma excelente troca de experiências. Todos aprendemos muito. Agradeço a cada um dos participantes”, finalizou Fabiano Dupont.

Compartilhe
compartilhamentos: