Publicado 24 de abril de 2017 18:09. última modificação 24 de abril de 2017 18:09.

OUVIR
Notícias

Governança: participação popular e liderança são atributos do bom gestor

O primeiro Painel da tarde do Seminário Nacional de Prefeitos e vice-prefeitos do Partido Socialista Brasileiro, que ocorre nesta segunda-feira, 24, em Brasília, foi moderado pelo vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque, reuniu Adriane Ricieri Brito, que é adviser do Movimento Brasil Competitivo; Joseane Zoghbi, que é subsecretária de planejamento e projetos da prefeitura de Vitória-ES e autora do Livro eficiência em Gestão Pública; e o deputado estadual licenciado, secretário de desenvolvimento e articulação dos municípios do governo da Paraíba, Rubens Germano.

Todos os palestrantes destacaram a importância da participação popular nas administrações municipais como forma de alinhar a gestão às necessidades da população.

Josiane Zoghbi descreveu o case Realiza +, de gestão do ex-governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Naquele período o governo do Espírito Santo procurou seguir o modelo de fazer audiências públicas com a população para definir ações e políticas públicas. O Planejamento Estratégico passou a ser um instrumento de governança e junto com ele ações como a constante capacitação e modernização da máquina pública. Para Zoghbi é fundamental que o gestor dê todo o apoio para o projeto de governança, assim como ter um modelo bem consolidado com participação da sociedade.

Adriane Ricieri Brito do Movimento Brasil Competitivo reforça a necessidade de instituição de um modelo de governança em que o gestor exerça sua liderança. Ela acrescenta que diante da realidade atual em que se tem cada vez menos recursos e uma necessidade maior da população em termos de serviços públicos é preciso celebrar parcerias seja com o setor privado, seja com outros entes públicos. “Enfim, governança, parceria e liderança permitem a um gestor ganhar tempo e saber onde deve atuar”, afirma Adriane.

Quando perguntado quais são as principais decisões que o governo da Paraíba tomou para obter sucesso na gestão, o deputado Rubens Germano responde que o governador Ricardo Coutinho(PSB-PB) criou um orçamento participativo e democrático, “ele visitou todos os territórios da Paraíba para fazer o PPA(Planejamento Plurianual) e a peça orçamentária do Estado, então isso trouxe o orçamento do Estado para perto da realidade. A prova é tanta que ele tem sete políticas públicas concorrendo a prêmios internacionais”, conclui Germano que disse também que a participação popular ajuda o gestor a dividir a responsabilidade de governar com a sociedade.

Compartilhe
compartilhamentos: