Publicado 10 de julho de 2019 17:38. última modificação 10 de julho de 2019 17:38.

OUVIR
Notícias

FJM: Segunda edição do Pense Brasil discute Estado de Direito, em Brasília

Estado de direito e democracia serão os temas da próxima edição do Pense Brasil, a ser realizada no dia 16 de julho, em Brasília. O evento coordenado pelo Presidente da Fundação João Mangabeira(FJM), Ricardo Coutinho, contará com a presença e intervenção dos líderes socialistas deputado Alessandro Molon(PSB-RJ), do presidente do Partido Socialista Brasileiro(PSB),  Carlos Siqueira; e do ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

São convidados o jornalista Luis Nassif, diretor da revista GGN; o economista e professor da Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo; o ex-ministro do STJ Gilson Dipp; e o professor e coordenador do MTST,  ex-candidato a presidente pelo PSOL, Guilherme  Boulos.

Para o presidente da FJM, Ricardo Coutinho, “não existe soberania onde fraquejam o Estado de Direito, o devido processo legal e as regras com as quais se participa do jogo democrático. A tarefa prioritária das forças progressistas consiste em recompor esses fundamentos, sem os quais o povo não tem qualquer chance contra os interesses da ordem internacional, em benefício da qual parte de nossa elite costuma prestar os serviços torpes da capatazia”.

O debate vai aprofundar a discussão sobre o Estado de Direito no governo Jair Bolsonaro, o que vem sendo feito também no Observatório da Democracia, do qual a FJM participa ao lado das fundações mantidas por partidos progressistas, além do PSB: PCdoB, PDT, PROS, PSOL e PT.

Carlos Siqueira fará a palestra Proteção da Democracia, tarefa que unifica a luta contra o retrocesso. Rodrigo Rollemberg irá moderar a mesa Mídia, Poder e Cidadania – vertigens, perigos e esperanças da crise brasileira; Luiz Nassif dará a conferência Estado de Direito e Democracia: extremos, riscos e desafios da crise brasileira; Luiz Gonzaga Belluzzo participa da mesa O surto autoritário: o Estado contra a economia. Alessandro Molon  discutirá O surto autoritário: o Estado contra o a Sociedade e os Direitos Humanos, que terá como mediador Guilherme Boulos.

Entenda o Pense

Trata-se de um programa de seminários em que a FJM, mantida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), debate os temas de maior relevância para o país, buscando refletir e propor soluções para os pontos mais candentes em políticas públicas. A partir das reflexões feitas, será possível organizar um conjunto de diretrizes fundamentais para o avanço das pautas progressistas. O primeiro evento do Pense Brasil aconteceu em São Paulo e debateu a Educação.

Serviço:

16 de julho

9hs às 18hs

Centro de Convenções Brasil 21

Endereço: SHS Quadra 06 – Complexo Brasil 21

Compartilhe
compartilhamentos: