Publicado 27 de junho de 2018 10:10. última modificação 27 de junho de 2018 10:10.

OUVIR
Notícias, Pernambuco - PE, Todos Estados

FJM realiza seminário de formação política para vereadores em Pernambuco

FJM realiza seminário de formação política para vereadores em Pernambuco (1)

Com o objetivo de realizar a formação política e integração dos vereadores do PSB em Pernambuco, a Fundação João Mangabeira promoveu, nos últimos dias 18 e 19 de junho, o Seminário de Formação Política Vereador Presente. O encontro foi realizado em Gravatá, no Agreste pernambucano, e contou com representantes de todas as regiões do Estado. Representantes dos seis segmentos organizados do PSB também participaram do curso, além de alguns prefeitos do PSB. Vice-presidente nacional do partido, o governador Paulo Câmara esteve presente e falou sobre os avanços e desafios na gestão do PSB em Pernambuco.

Abrindo o seminário, o coordenador da Escola Miguel Arraes, professor Adriano Sandri, fez uma apresentação sobre o Projeto Brasil: princípios e diretrizes para o desenvolvimento nacional, rico documento elaborado pelo Partido Socialista Brasileiro com o objetivo de apresentar aos seus filiados o que o partido pensa sobre o País.

A segunda palestra do dia foi sobre os avanços e desafios em Pernambuco. O governador Paulo Câmara falou sobre a mudança na Educação do Estado, que em 2006 estava em 21º lugar no ranking do IDEB e alcançou a primeira colocação na gestão do PSB. Outra temática abordada foi a questão da Segurança e Saúde Pública. Paulo Câmara citou as iniciativas desenvolvidas no Estado para o combate à violência. “A nossa estratégia em Pernambuco foi ajustar as contas para sair dessa crise. Fizemos um forte ajuste fiscal e priorizamos o que é importante”, afirmou.

Durante a tarde, a vereadora de João Pessoa, na Paraíba, Sandra Marrocos, contribuiu com a formação política para os parlamentares municipais no painel Projetos elaborados por Legisladores do PSB – Como transformar a vida das pessoas. A vereadora falou sobre sua militância política e citou projetos de lei importantes que foram aprovados na sua cidade. Uma das temáticas aprovadas é a Lei Marielle Franco, que dispõe sobre o ensino de noções básicas da lei Maria da Penha nas escolas públicas municipais em João Pessoa.

Ainda durante o primeiro dia de seminário, o secretário de Comunicação Social da Executiva estadual, Adilson Gomes Filho, fez uma apresentação sobre o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM) – iniciativa lançada na gestão do PSB em Pernambuco. Aos vereadores, Adilson Filho falou sobre a importância do FEM para os municípios pernambucanos. O FEM foi lançado em 2013 pelo então governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos.

O segundo dia de atividades contou com duas palestras. A primeira, com o tema Comunicação e política: ativismo digital, fake news e gerenciamento de crise, foi realizada pelo jornalista Marco Bahe e a especialista em Marketing Natália Marques. O público tirou dúvidas sobre as novas formas de comunicação nas redes sociais e como essa temática irá interferir nas eleições 2018.

Finalizando o seminário, o jornalista Evaldo Costa falou sobre a história de 70 anos do Partido Socialista Brasileiro, complementando a temática do Projeto Brasil. Evaldo também falou sobre as lideranças socialistas que fizeram história em Pernambuco, como Pelópidas Silveira, que foi prefeito do Recife, e os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos.

Compartilhe
compartilhamentos: