Publicado 23 de novembro de 2016 13:07. última modificação 23 de novembro de 2016 13:07.

OUVIR
Notícias

FJM promove “Café com Política” sobre Ensino Médio

A Fundação João Mangabeira (FJM) recebe parlamentares do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para um debate sobre a reforma do ensino médio. O evento “Café com Política” acontece nesta quinta-feira (24), na sede da instituição no Lago Sul, em Brasília. Serão discutidos os efeitos da Medida Provisória (MP) 746/2016, que pretende reestruturar o ensino médio no país. A reunião é uma iniciativa conjunta da FJM e a liderança do PSB na Câmara dos Deputados e tem por objetivo esclarecer à bancada socialista acerca dessa proposição, que é de relevância fundamental para o povo brasileiro.

Estarão na Fundação para desvendar o assunto o Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de educação, Ricardo Martins, mestre em Educação e autor da tese de doutorado na UERJ: “O Poder Legislativo e as políticas públicas educacionais no período 1995-2010”, além do ex-secretário de educação do estado do Rio de Janeiro, Claudio Mendonça. “A sociedade vem experimentando mudanças profundas com todas as inovações tecnológicas. O ensino necessita acompanhar as transformações para torna-se mais atraente e eficiente para os estudantes e profissionais da educação”, alerta Renato Casagrande, presidente da FJM e ex-governador do Espírito Santo.

Sobre a MP 746

Em setembro do corrente ano, o governo federal encaminhou para o Congresso Nacional a MP 746, que já recebeu mais de 500 emendas e tem provocado muita polêmica entre professores e estudantes. Centenas de escolas estão ocupadas em todos o país em protesto contra a MP, que cria a Política de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e eleva a carga horária mínima anual, progressivamente, das atuais 800 horas para 1.400 horas.

Embora não extinga definitivamente o ensino de Sociologia e Filosofia no ensino médio, a MP abre a possibilidade de sua extinção, para que essas matérias permaneçam no currículo elas deverão ser incluídas na Base Nacional Curricular Comum, parte integrante obrigatória dos três anos do ensino médio, que ainda está sendo discutida no Ministério da Educação. Além disso a MP torna facultativo o ensino de Arte e Educação Física.

Conheça o Café com Política

Café com política é um evento realizado pela Fundação João Mangabeira que traz consultores especialistas em assuntos de importância estratégica para o país como economia, educação  e redução da desigualdade. Os palestrantes são pessoas de notório conhecimento em suas áreas. É realizado na sede da FJM em Brasília. A audiência é formada principalmente por mandatários do partido de todas as esferas. As edições são registradas em vídeo e posteriormente disponibilizadas no Portal da Fundação João Mangabeira.

 

Serviço:

O que: Café com Política, “A Reforma do Ensino Médio”

Quando: às 8horas, em 24 de novembro de 2016

Onde: Sede da FJM, QI 05 Conjunto 2 Casa 2 Lago Sul – Brasília

Compartilhe
compartilhamentos: