Publicado 25 de novembro de 2015 16:32. última modificação 25 de novembro de 2015 16:32.

OUVIR
Notícias

FJM prepara socialistas para a COP21 em Paris

5f2c9be6e2e08e5d8c099e3d9801f7e3Fundação João Mangabeira (FJM) realiza mais uma edição do “Café com Política”, nesta quinta-feira (26), a partir das 8h30, na sede da FJM, em Brasília. Nesta edição, a direção Nacional, deputados federais e senadores do PSB, representantes do governo de Brasília, líderes de partidos de esquerda, progressistas, convidados pelo presidente da FJM, Renato Casagrande, vão debater a participação brasileira nas discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas durante a COP21, em Paris.

Casagrande convidou o ex-deputado federal e diretor executivo do Centro Brasil no Clima, Alfredo Sirkis para a conferência e provocação inicial ao debate entre os socialistas. Sirkis confirmou sua participação e pretende atualizar a classe política sobre as últimas resoluções sobre o clima e a expectativa sobre os avanços para mitigar as mudanças climáticas no planeta.

Em artigo publicado recentemente, Sirkis considera que a COP21, por sua natureza consensual do processo decisório envolvendo 195 governos, produzirá avanços incrementais bem aquém do necessário de manter o aquecimento global em 2 graus acima do normal. Para ele, esse seria o limite para evitar catástrofes. No enquanto, para Alfredo Sirkis, o mais importante é desatar o nó górdio de um processo exponencial de transição para economia de baixo carbono, que é a ausência de financiamento na escala necessária diante do desafio climático.

Sirkis adianta que a noção de que a redução de carbono é igual a valor, quando legitimada em Paris, ensejará o lançamento de “certificados de redução de emissões”, que poderão ser usados por governos e empresas para pagar parte do financiamento para esses investimentos.

“O nosso evento Café com Política é uma iniciativa da Fundação João Mangabeira para atualizar nossos representantes nos parlamentos e nos governos executivos. As mudanças climáticas já afetam o modelo de desenvolvimento que estamos inseridos e vamos continuar nos esforçando para prover o país de um modelo sustentável que possa oferecer caminhos mais promissores às futuras gerações,” almeja Renato Casagrande, presidente do FJM e ex-governador do Espírito Santo.

Compartilhe
compartilhamentos: