Publicado 13 de maio de 2019 14:15. última modificação 13 de maio de 2019 14:15.

OUVIR
Notícias

FJM lança hoje boletim conjuntura Brasil em formato on-line

Nesta edição do boletim conjuntura Brasil, a oitava, a Fundação João Mangabeira faz uma análise atual da Amazônia brasileira. A região, que abriga a maior floresta do planeta, e problemas sociais profundos, é tema do periódico em formato on-line, cujo lançamento acontece nesta segunda-feira, 13/5, na internet.

A Fundação João Mangabeira tem uma visão sobre o desenvolvimento da Amazônia, que contempla a sua diversidade cultural e a sua biodiversidade. O presidente da FJM, Ricardo Coutinho, mostra preocupação com a região, “ela (a Amazônia) pode ser o passaporte do Brasil para o século XXI. Para que isso se realize, precisamos, com urgência, interromper a devastação e enfrentar um desafio inédito: criar uma economia da biodiversidade. Isso exige combinar saberes tradicionais e ciência de ponta, com ampla participação popular.”

Deixada sem projeto próprio de desenvolvimento, a Amazônia será, cada vez mais, uma grande exportadora indireta de água, além de produtos eletrointensivos. A construção de grandes barragens tem provocado enorme impacto socioambiental no entorno.

Tudo é superlativo na Amazônia, lugar que também abriga uma enorme diversidade étnica, pois é lá que vive a maioria dos povos indígenas em território brasileiro. Por isso o boletim conjuntura nº 8 dedica uma sessão especial à Amazônia indígena.

Gostou? Então clica aqui para ler o boletim na íntegra e conhecer mais sobre essa região.

Compartilhe
compartilhamentos: