Publicado 28 de novembro de 2018 14:08. última modificação 28 de novembro de 2018 14:08.

OUVIR
Notícias

FJM lança boletim sobre educação básica

No próximo dia 5 de dezembro, às 9h no Plenário 10, Ala das Comissões, da Câmara dos Deputados, a Fundação João Mangabeira(FJM) irá lançar  a mais nova edição do seu boletim Conjuntura Brasil, dessa vez com o tema “ Educação Básica – o começo de tudo”. Para Alexandre Navarro,  presidente da FJM,  “ é preciso reconhecer que os problemas da educação no Brasil não são apenas da ordem da falta de recursos, há imensos desafios a serem vencidos no campo da pedagogia e da gestão”, afirma.

Durante o lançamento estarão presentes: o presidente Navarro, o presidente do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, o presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o Deputado Danilo Cabral(PSB-PE), o cientista político César Benjamin, pesquisadores e estudiosos da área de educação.

O boletim Conjuntura Brasil da FJM é uma publicação monotemática, que tem como objetivo apresentar questões contemporâneas e seus diversos aspectos, tanto do ponto de vista de indicadores, quanto do ponto de vista de teorias e tendências relacionados ao assunto.

Apesar dos crescentes investimentos em educação no Brasil, o que se vê não é um desempenho escolar equivalente por parte dos alunos da escola pública. Como proporção do PIB, o Brasil investe mais do que a média dos integrantes da Organização para a Cooperação Econômica(OCDE), são 5,4% contra 4,8%; porém hoje o grande desafio é o baixo nível de aprendizado justamente pela não valorização de dois fatores fundamentais: gestão e pedagogia.

Alunos que fazem uma boa pré-escola apresentam melhor desempenho do que aqueles que já iniciam seus estudos no ensino fundamental. Na pré-escola deve acontecer a preparação para o processo de alfabetização, que irá de fato ocorrer no ensino fundamental. No período de preparação deve-se enfatizar principalmente a leitura. No Brasil, a rede de ensino pré-escolar, além de insuficiente em quantidade, oferece um ensino de baixa intensidade pedagógica.

As causas que levam a essa situação são de origem diversa. O papel exercido pela Alfabetização e pelo professor são discutidos nessa edição do boletim de Conjuntura Brasil, que também aprofunda questões como a formação do docente e a Base Nacional Comum Curricular. Os temas são discutidos mostrando suas vantagens e a polêmica as vezes levantada em torno deles.

Nessa edição o boletim traz ainda os nomes considerados “ incontornáveis” para a educação brasileira. São apresentadas biografias de Paulo Freire(1921-1997), Anísio Teixeira(1900-1971) e Darcy Ribeiro (1922-1997).

Ao final da leitura você pode acompanhar as ações da FJM durante o ano e conhecer suas publicações mais recentes.

Serviço:

Evento: Lançamento da nova edição do Boletim de Conjuntura Brasil

Tema: Educação Básica

Data: 5/12/2018

Hora: 9h

Local: Comissão de Educação da Câmara dos Deputados – Plenário 10- Ala das Comissões

Compartilhe
compartilhamentos: