Publicado 6 de setembro de 2016 09:30. última modificação 6 de setembro de 2016 09:30.

OUVIR
Notícias

Evento do PSB reúne mais de 400 pessoas no Rio

Mais de 400 pessoas – parlamentares, prefeitos, candidatos a prefeito e a vice-prefeito, vereadores e candidatos aos legislativos municipais do PSB – participaram na manhã desta segunda (05/09) de homenagem aos 100 anos de Miguel Arraes e da quarta edição da revista Política, publicação da Fundação João Mangabeira. “Este é um momento para celebrarmos a história do Partido Socialista Brasileiro, com sua trajetória de quase 70 anos; um momento que vai servir de combustível para a campanha de todos nós”, afirmou o deputado federal Hugo Leal, presidente do PSB no Rio de Janeiro, e candidato a vice-prefeito da capital, no evento realizado no Hotel Guanabara, no Centro do Rio.

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o vice-presidente Beto Albuquerque, e o presidente da Fundação João Mangabeira, o ex-governador e ex-senador Renato Casagrande, compareceram ao evento que teve ainda a participação especial de Yves Ribeiro, eleito prefeito seis vezes, em três municípios diferentes de Pernambuco, mas sempre pelo PSB. “As pessoas me perguntam o segredo do sucesso na administração. Digo que é simples: é ouvir o povo, gastar sempre menos do que se arrecada, e ter transparência e sinceridade no contato com o cidadão”, contou Yves, de 66 anos, que é novamente candidato de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

O deputado federal Hugo Leal destacou a importância do evento para o fortalecimento do partido no estado. “Estamos enfrentando um momento muito difícil onde há uma tendência a criminalizar a política. Nosso papel é resgatar a política em sua essência, da promoção do bem comum. É uma oportunidade para todos porque o PSB é um oásis na política brasileira porque tem uma longa trajetória de lutas e compromisso com a democracia”, afirmou o presidente do PSB no Rio, lembrando que, no estado, o partido lançou candidatos a prefeito em 22 municípios e a vice-prefeito em outras 14 cidades.

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira destacou a trajetória de Miguel Arraes – prefeito de Recife, três vezes governador de Pernambuco e três vezes deputado federal – e suas lições para o PSB. “É preciso olhar nos olhos do povo e gostar do povo. É isso que nós do PSB devemos ter sempre em foco. Gostar do povo, principalmente daqueles que devem ser prioridade na ação política”, disse Siqueira. Ele destacou ainda a importância do trabalho da Fundação João Mangabeira. “O PSB investe na formação de seus quadros e na formulação de políticas públicas. Nós investimentos na qualidade dos nossos quadros porque a qualidade é o que pode fortalecer a política”.

Carlos Siqueira destacou ainda que o PSB, desde sua reorganização em 1985, vem crescendo a cada eleição, frisando que, neste pleito municipal, o partido lançou candidatos a prefeito em 11 capitais e em 43 dos 92 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores – onde a decisão pode ser decidida em dois turnos. “As administrações do PSB têm um compromisso com a eficiência. Mas ser eficiente não é suficiente. É preciso ter compromisso com a melhoria de vida daqueles que mais precisam da administração pública”, afirmou o presidente do PSB.

O vice-presidente Beto Albuquerque fez questão de lembrar o governador e ministro Eduardo Campos, prematuramente falecido em 2014 quando era presidente nacional do PSB e candidato do partido a presidência da República. “Eduardo Campos morreu, mas suas ideias, seu legado e seus compromissos estão vivos”, afirmou Albuquerque, acrescentando que o PSB e seus candidatos devem manter sempre um compromisso com a ética na política e com a verdade. “Assim é que se pode conquistar confiança e credibilidade na política”.

O ex-governador Renato Casagrande falou sobre a quarta edição da revista Polítika, publicada – em versões impressa e digital – pela Fundação João Mangabeira. Com 118 páginas, a edição é dedicada à Sustentabilidade, com artigos de oito especialistas sobre o tema. “Sustentabilidade tem a vertente ambiental, mas também tem a vertente social, a vertente econômica, a vertente tecnológica. E esse amplo conceito de sustentabilidade deve ser sempre levado em conta na formulação de políticas públicas”.

Os candidatos presentes destacaram a importância do encontro para o PSB. “A história do nosso partido serve de inspiração para a campanha eleitoral”, destacou o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, candidato à reeleição. Antes de encerrar o evento, o deputado federal Hugo Leal chamou ao palco a estudante Beatriz Bogossian, de 19 anos, candidato a vereadora pelo PSB no município de Três Rios. “Se o PSB tem um passado, tão bem representado pelo nosso Yves Ribeiro, também tem um futuro, representando por jovens como Beatriz que acreditam na política”, destacou o presidente do PSB no Rio de Janeiro.

Compartilhe
compartilhamentos: