Publicado 24 de novembro de 2016 20:57. última modificação 24 de novembro de 2016 20:57.

OUVIR
Notícias

Especialistas e parlamentares debateram MP 746 na FJM

dsc_9489-1Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24, uma nova edição do Café com Política, evento da Fundação João Mangabeira, que dessa vez foi realizado em parceria com a liderança do Partido Socialista Brasileiro na Câmara dos Deputados. O debate contou com a presença de dois especialistas na área de educação: o ex-secretário de educação do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Mendonça e o Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de educação, Ricardo Martins. O presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, considera que a discussão em torno da Medida Provisória(MP) 746/2016 é fundamental para toda a sociedade “vivemos um momento em que o debate é necessário para que tomemos decisões maduras, que garantam o melhor para a educação e para o povo brasileiro.” Estiveram presentes deputados federais, representantes de segmentos socialistas, assessores e militantes.

Que a nossa bancada possa fazer com que o debate no Congresso Nacional possa ser olhado menos pelas paixões políticas e mais pelas questões técnicas”, afirmou o líder interino do Partido Socialista Brasileiro na Câmara, deputado Tadeu Alencar(PSB-PE). O consultor Ricardo Martins avaliou tecnicamente a MP 746, apontando vantagens e desvantagens. Como grande mérito da MP, Martins apontou a “flexibilização e a diversificação do ensino médio com objetivo de aproximar a trajetória escolar do estudante dos seus interesses, motivações, capacidade, etc.” Martins diz que não está determinado na MP de onde virão os recursos para sua efetivação.

Claudio Mendonça considera a reforma curricular positiva, pois ela flexibiliza o currículo permitindo ao aluno encontrar mais afinidade com o mundo do conhecimento escolar, “gastar muito não significa bom desempenho, o importante é a qualidade do gasto”, afirma Mendonça. Ele lembra porém que para definir a vocação da escola e organizar o calendário é necessário reunir a comunidade escolar, mas uma aprovação(da MP) agora no final do ano geraria insegurança, “semana que vem é dezembro, como é que vai reunir alunos e professores nas férias? ” informa Mendonça.

Conheça o Café com Política

Café com política é um evento realizado pela Fundação João Mangabeira que traz consultores especialistas em assuntos de importância estratégica para o país como economia, educação  e redução da desigualdade. Os palestrantes são pessoas de notório conhecimento em suas áreas. É realizado na sede da FJM em Brasília. A audiência é formada principalmente por mandatários do partido de todas as esferas. As edições são registradas em vídeo e posteriormente disponibilizadas no Portal da Fundação João Mangabeira.

Olho vivo – O evento estará disponível na íntegra no portal da Fundação João Mangabeira: www.tvjoaomangabeira.org.br

dsc_9602dsc_9603dsc_9602dsc_9596dsc_9595dsc_9588dsc_9585dsc_9578dsc_9575dsc_9539dsc_9507dsc_9495

Compartilhe
compartilhamentos: